49. Alcebíades Lamarca, advogado com inscrição regular nos quadros da OAB, possui cargo efetivo no Tribunal de Contas em seu Estado, encontrando-se, entretanto, licenciado. Durante o período de afastamento do cargo, sofreu esbulho no terreno em que reside: o Município, ao iniciar a construção de uma creche, avançou alguns metros sobre o seu terreno, alterando, inclusive, a cerca que fazia a divisa dos terrenos. De imediato, ingressou com medida judicial subscrevendo sua peça inaugural. Com base no Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, poderia Alcebíades ter subscrito tal peça?
(A) Não, porque está impedido de exercer a advocacia contra a Administração Pública direta.
(B) Sim, porque está licenciado do cargo efetivo, condição que o autoriza a ingressar com a ação.
(C) Não, porque a advocacia é incompatível, mesmo em causa própria, com atividades dos membros dos tribunais e dos conselhos de contas.
(D) Sim, porque a advocacia em causa própria, neste caso, é exercida contra o Poder Executivo Municipal e não contra o Estadual, ao qual está vinculado.
FRAGA - TURMA DE EXERCÍCIOS - DIA 08 DE SETEMBRO DE 2010
A
ResponderExcluirprofessor nesta 1130 simulado 2/2010 questão eu assinalei como certa c e não a A queria saber se um membro do tribunal de contas ele é impedido cancelando sua escrição, licenciando-se ou somente impedido contra a administração publica
ResponderExcluirjoridama13@hotmail.com
SIMULADA 1130 letra C
ResponderExcluirJorida, ele tem VITALICIEDADE, ou seja, cancela-se a inscrição.
Abraços