REGRAS GERAIS PARA ESCOLHA DO CURSO MAIS ADEQUADO AO SEU PERFIL
1ª fase X 2ª fase
Nada obsta que você faça o preparatório da primeira fase em um Curso e, ao preparar-se para a segunda, mude de instituição.
Identifique os DESCONTOS dados por cada um deles no caso em permanecer na instituição. Existe uma grande concorrência entre eles e, caso queira mudar entre as fases, fique certo que vale a pena “chorar” um pouco para obter desconto. Cada fase é um momento diferente e você deve ficar muito atento a isso.
Cada curso tem suas peculiaridades e estas devem ser analisadas pelos alunos. Recomendo sempre que verifiquem alguns aspectos antes de fechar qualquer contrato:
PREÇO x ATIVIDADE – Um bom começo ao procurar por um curso preparatório é dividir o preço cobrado pela atividade pelo número de horas que o mesmo oferece para esta. De certa maneira, mesmo que de forma inconsciente, você irá pensar duas vezes antes de faltar a qualquer aula.
Esclarecemos que existem vários “produtos” oferecidos pelas instituições, tais como turmas regulares, turmas intensivas, turmas de exercícios, encontros avulsos, etc. Veja se está adquirindo exatamente o que deseja. Alguns desejam tópicos, outros querem um curso regular... O que você realmente pretende ao preparar-se para o Exame?
COMPENSAÇÃO DE AULAS - Verifique ainda se existe a possibilidade de, em caso de falta, assistir a aula em outro horário ou unidade. Muitos cursos contam com mais de um docente para cada disciplina. O boca-a-boca com os colegas é sempre uma boa (senão a melhor) referência que você pode ter. Procure os conhecidos antes de optar por um curso. Quem você conhece que fez algum curso preparatório para o Exame recentemente?
HORÁRIO – Nem todos os cursos oferecem atividades durante a tarde, por exemplo. Outros, tão somente durante o horário vespertino. Identifique o que melhor se adéqua ao seu ritmo de vida pessoal e profissional. Atente para o fato que turmas em determinados horários são maiores que em outros e respeite seu relógio biológico. Joga fora seu tempo e dinheiro o notívago que insiste em estudar de manhã. Em que horário você rende mais?
INSTALAÇÕES
Além do conforto (você vai passar um bom tempo dos próximos meses nessa instituição), climatização, acústica e iluminação, observe ainda os aspectos abaixo, por muitos esquecidos na hora de firmar o contrato:
LOCALIZAÇÃO
Lembre-se que ao optar por uma atividade nos fins de semana, por exemplo, terá em determinados casos dificuldade de alimentar-se dependendo da localização. Verifique se a cantina funciona durante os fins de semana (muitos cursos possuem cantina) ou se nas proximidades da unidade durante os fins de semana existe alguma atividade comercial. As unidades próximas ou em shoppings-centers são sempre uma boa opção nesses casos.
Obviamente, quanto mais próximo de sua residência ou local de trabalho, mais adequado, posto que menos tempo de locomoção representa menos cansaço e mais disposição para o aprendizado durante as aulas.
Vale a pena trocar o conforto de uma unidade pela proximidade de outra?
SALAS DE ESTUDO E LEITURA
Sempre estuda junto com seu melhor amigo-amiga? Não é crime dividir o custo e assistirem juntos as aulas/atividades. Algumas atividades (cursos on-line, em especial) ainda possibilitam a formação de pares ou mesmo grupos para aquisição de material. Muitos têm melhor desempenho através de grupos de estudo, ao passo que grande parte somente consegue concentrar-se adequadamente quando isoladamente analisa o conteúdo. Você é que tipo de estudante?
Se você prefere estudar em grupo, verifique se o Curso escolhido disponibiliza salas de estudo; em caso positivo, peça para verificar as instalações e, antes de fechar o contrato, dê umas incertas em dias alternados para ver se estão com espaço disponível no horário em que pretende utilizá-las ou é necessária prévia marcação.
Cursos preparatórios são criados a todo instante; verifique antes de qualquer coisa ao solicitar indicação de conhecidos alguns nomes que "fizeram a diferença" para a aprovação no Exame. Na página da instituição verifique se esses professores continuam a lecionar para o Curso. No último ano cursos "famosos" tiveram de alterar, quase por inteiro, seu quadro profissional e alguns cursos "novos" foram criados por experientes profissionais e conseguiram trazer outros professores de igual qualidade. O curso que era excelente em determinada época hoje pode ser uma instituição em decadência. Quem não respeita o professor, em regra, desrespeita o aluno. Quando os professores começam a faltar as aulas ou se mostram desinteressados é, na maioria das vezes, por força da má-administração que deixa de remunerá-lo ou pretende locupletar-se a custa do mesmo.
Espero que essas dicas ajudem-no a escolher o Curso que melhor se adéqua ao seu perfil.
CRIADO EM 30 DE ABRIL DE 2010
Alterações: 2/5/10; 8/5/10