CONTEÚDO DESTA PÁGINA
Neste Blog todos os interessados tem acesso total e gratuito sem necessidade de cadastro. Os alunos do Professor Roberto Morgado complementam o conteúdo ministrado em aulas presenciais/telepresenciais.

O BLOG é basicamente alimentado com:
*questões simuladas e de Exames da OAB acompanhadas das fotos das turmas presenciais do Professor Morgado;

*julgados, dicas, macetes, animações e vídeos(correções de exames, dicas, etc);
*links baixar arquivos produzidos pelo professor, tais como apostilas, normas legais, artigos jurídicos, simulados, provas anteriores, dicas (para impressão), etc.;

*Notícias e textos de interesse geral e/ou jurídico.

Peço aos visitantes que respondam a enquete. Caso queira , deixe comentários(podem ser anônimos) com sugestões, críticas e opiniões sobre o conteúdo e formato do BLOG.

Bons estudos a todos os visitantes, meus novos amigos-blogueiros!


Empresas onde atualmente (2013) ministra aulas presenciais e/ou on-line:

(ordem alfabética) ALCANCE concursos jurídicos, CASA DO CONCURSEIRO, CEJURIS, CONCURSO VIRTUAL,CURSO ESFERA, CURSOdeCONCURSOS, LEXUS cursos jurídicos, MAIOR APPROBATIONE, MASTER JURIS, OAB NA WEB, SIGNORELLI e SUPERPROFESSORES

(empresas onde já trabalhou)

CANAL DOS CONCURSOS, CEPAD-DAMÁSIO, CURSO FÓRUM, CURSO FRAGA, CURSO LUCIANO VIVEIROS, ESA-Conselho Seccional do Rio de Janeiro, GMX Preparatórios, IBMEC, UNIGRANRIO, UNIVERCIDADE e VOX JURIS

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

PRECEDENTE - Direito de advogar não pode ser suspenso por inadimplência da anuidade

REPOSTAGEM DE 28/07/13
Direito de advogar não pode ser suspenso por inadimplência da anuidade 
fonte: Espaço Vital (21.05.13)GRIFO NOSSO

A inadimplência de anuidade com  a OAB não suspende o direito de exercer a Advocacia. Esse foi o entendimento do TRF da 3ª Região, ao negar provimento à  apelação interposta pela seccional paulista da OAB. Para a desembargadora Regina Helena Costa, "a restrição à atividade profissional, como forma de coação ao pagamento das taxas, contraria o princípio da legalidade e livre exercício de trabalho, garantidos pela Constituição".

No caso julgado, o advogado Manoel Carlos Rodrigues Cardoso sustentou, em mandado de segurança contra a OAB-SP, que não pode haver suspensão do seu direito de advogar - nem mesmo a título de sanção ético-disciplinar - por falta de pagamento da anuidade. Ele defende que a seccional não poderia apreender sua carteira profissional.
 



A impetração sustentou que o impasse do não pagamento da anuidade deve ser resolvido na via da execução fiscal.
 

De acordo com a OAB, autora do recurso de apelação, o artigo 37 do Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/94) estabelece a prerrogativa de aplicar sanções de suspensão aos inadimplentes.
 

De acordo com o julgado do TRF-3,
 "a legislação referente ao assunto estabelece que são garantidos às autarquias de fiscalização profissional os meios próprios para a cobrança de anuidades, observado o devido processo legal e o princípio do contraditório, ou seja, por meio de execuções fiscais”. 

A corte definiu o recadastramento do advogado, a devolução de sua carteira de identificação profissional e a liberação para o exercício do trabalho, independentemente da quitação das dívidas.
 


A OAB-SP anunciou que vai interpor recurso ordinário em mandado de segurança, para que a questão seja apreciada pelo STJ. (Proc. nº 0004594-66.2003.4.03.6100).

Outros precedentes

* Em fevereiro deste ano, outro julgado do TRF-3  já havia decidido que o advogado que não pretende mais exercer a profissão pode se desligar da Ordem sem quitar as anuidades atrasadas. A possibilidade de advogados inadimplentes votarem na OAB é outra pauta recorrente nas cortes.
 


* Em 2009, a 2ª Turma do STJ decidiu que os profissionais em débito não têm direito ao voto, durante julgamento de recurso especial proposto por advogados inscritos na OAB-CE. A corte definiu que a restrição, prevista pelo artigo 134 do Regulamento Geral da Ordem, não fere o Estatuto da Advocacia.

Um comentário:

  1. ESSES ADV FUDIDOS!!! TEM MAIS É Q NÃO PAGAR MSM...A OAB NÃO FAZ NDA..ANUIDADE É UM ROUBO...

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM. A MANUTENÇÃO DESSA PÁGINA DEPENDE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DO NÚMERO DE COMENTÁRIOS POSTADOS POIS REPRESENTA O INTERESSE DOS BLOGUEIROS NOS ASSUNTOS ABORDADOS.