CONTEÚDO DESTA PÁGINA
Neste Blog todos os interessados tem acesso total e gratuito sem necessidade de cadastro. Os alunos do Professor Roberto Morgado complementam o conteúdo ministrado em aulas presenciais/telepresenciais.

O BLOG é basicamente alimentado com:
*questões simuladas e de Exames da OAB acompanhadas das fotos das turmas presenciais do Professor Morgado;

*julgados, dicas, macetes, animações e vídeos(correções de exames, dicas, etc);
*links baixar arquivos produzidos pelo professor, tais como apostilas, normas legais, artigos jurídicos, simulados, provas anteriores, dicas (para impressão), etc.;

*Notícias e textos de interesse geral e/ou jurídico.

Peço aos visitantes que respondam a enquete. Caso queira , deixe comentários(podem ser anônimos) com sugestões, críticas e opiniões sobre o conteúdo e formato do BLOG.

Bons estudos a todos os visitantes, meus novos amigos-blogueiros!


Empresas onde atualmente (2013) ministra aulas presenciais e/ou on-line:

(ordem alfabética) ALCANCE concursos jurídicos, CASA DO CONCURSEIRO, CEJURIS, CONCURSO VIRTUAL,CURSO ESFERA, CURSOdeCONCURSOS, LEXUS cursos jurídicos, MAIOR APPROBATIONE, MASTER JURIS, OAB NA WEB, SIGNORELLI e SUPERPROFESSORES

(empresas onde já trabalhou)

CANAL DOS CONCURSOS, CEPAD-DAMÁSIO, CURSO FÓRUM, CURSO FRAGA, CURSO LUCIANO VIVEIROS, ESA-Conselho Seccional do Rio de Janeiro, GMX Preparatórios, IBMEC, UNIGRANRIO, UNIVERCIDADE e VOX JURIS

sábado, 5 de maio de 2012

DECÁLOGO DO ADVOGADO (Couture)


I
Estuda
O direito transforma-se constantemente; se lhe não seguires os passos serás, dia a dia, menos advogado.

II
Pensa
O direito aprende-se estudando, mas aplica-se pensando.

III
Trabalha
A advocacia é uma tarefa fatigante posta ao serviço da Justiça.

IV
Luta
O teu dever é lutar pelo direito; quando encontrares o di­reito em conflito com a justiça, luta pela justiça.

V
Sê leal
Sê leal para com o cliente, a quem não deves abandonar senão quando reconheceres que é indigno de ti; leal para o adversário, mesmo quando ele seja desleal contigo; leal para o juiz que, ignorando, os fatos deve confiar no que alegaste e que, quanto ao direito, deve, de quando em quando, aceitar os precei­tos que invocaste.

VI
Sê tolerante
Tolera a verdade alheia na mesma medida em que quiseres que seja tolerada a tua.

VII
Sê paciente
O tempo vinga-se das coisas que são feitas sem a sua cola­boração.

VIII
Tem fé
Tem fé no direito, que é o melhor instrumento da convivên­cia humana; na justiça, que é o destino normal do direito; na paz, que é o bondoso sucedâneo da justiça; e, sobretudo, tem fé na liberdade, sem a qual não existe direito, nem justiça, nem paz.

IX
Esquece
A advocacia é uma luta de paixões. Se em cada batalha que travares fores carregando a tua alma de rancores, vira um dia em que a vida se te há de tornar insuportável. Terminado o combate esquece, logo, tanto a tua vitória como a tua derrota.

X
Ama a tua profissão
Procura ter a advocacia em tal conta que, no dia em que o teu filho te pedir conselho sobre a carreira que há de seguir, consideres uma honra propor-lhe que seja advogado.

Este é um dos vários decálogos criados para a profissão. Este, o mais conhecido, com a sua introdução e exegese, foi publicado por Cou­ture em folheto editado em 1949.
E teve tal acolhimento na América Latina que só até 1952 se esgotaram seis edições: quatro na Argentina (Buenos Aires, 1949, 1950, 1951 e 1952) duas no Brasil (Rio de Janeiro, 1950 e S. Paulo, 1951).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM. A MANUTENÇÃO DESSA PÁGINA DEPENDE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DO NÚMERO DE COMENTÁRIOS POSTADOS POIS REPRESENTA O INTERESSE DOS BLOGUEIROS NOS ASSUNTOS ABORDADOS.