Juiz em despacho alerta a parte autora: "Se liga!"
(15.12.11)
Ao leitor fica o direito de interpretar de acordo com a realidade local ou regional.
A editoria do Espaço Vital ficou instigada a preparar esta matéria, a partir da leitura de uma nota de expediente publicada pela Justiça Estadual de Goías.
A publicação se refere a uma já finalizada ação movida por Jovelina Euripedes Goncalves de Assis contra o Banco Fiat S/A.
Num despacho - proferido no dia 5 e publicado no dia 7 deste mês - o juiz Joseli Luiz Silva, da 3ª Vara Cível de Goiânia (GO) é econômico no número das palavras e objetivo no emprego da gíria, ao pretender agilizar a baixa de uma ação que já tem 308 folhas: "autora, se liga! O processo terminou. E foi sucumbente nos honorários. Extratado que seja, incontinenti dê-se baixa no processo e arquivem-se os autos". GNA, 18/10/11". (Proc. nº 200300562750).
Segundo livros de Antologia Portuguesa, ´tá ligado´ significa, "desde o início do século passado, entender, estar atento, perceber, captar". Mas a expressão teve seu uso incrementado a partir do final dos anos 80, talvez em função do surgimento da informática, computadores e Internet - em que notadamente os jovens estão ligados às suas "máquinas".
O Brasil tem milhares dessas expressões. O Espaço Vital selecionou algumas das mais conhecidas:
* Acabar em pizza
* Casa da Mãe Joana
* Dar com os burros nágua
* De mãos abanando
* Dor-de-cotovelo
* Entrar com o pé direito
* Fazer nas coxas
* Fazer vaquinha
* Jurar de pés juntos
* Motorista barbeiro
* Onde Judas perdeu as botas
* Pra inglês ver
* Rasgar seda
* Tá lascado!
* Te liga!
* Tirar o cavalo da chuva.
Veja a nota de expediente da Justiça goiana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM. A MANUTENÇÃO DESSA PÁGINA DEPENDE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DO NÚMERO DE COMENTÁRIOS POSTADOS POIS REPRESENTA O INTERESSE DOS BLOGUEIROS NOS ASSUNTOS ABORDADOS.