O Dia do Exame - Todos nós sentimos algum nervosismo ou tensão antes dos exames, ou de outros acontecimentos importantes na nossa vida. Na realidade, um pouco de ansiedade pode até motivar-nos; o problema está quando é em níveis elevados, interferindo, por exemplo, na nossa preparação e desempenho nos exames.
Assim, deixamos umas dicas:
1.Na noite anterior ao dia do exame, não se deve estudar até tarde. Se têm por habito ler antes de adormecer, leiam algo não relacionado com a matéria (BD, por exemplo.)
2.Iniciar o dia com um pequeno almoço moderado; cuidado com o café, em algumas situações poderá aumentar os sintomas de ansiedade;
3.Organizar-se de maneira a chegar ao local do exame com alguma antecedência, pois facilita a descontracção e a concentração;
4.Procurar fazer algo relaxante na hora anterior ao exame – o estudo “à última hora” irá prejudicar os conhecimentos que tem acerca da matéria;
5.Evitar colegas que gerem ansiedade, ou que possam prejudicar a estabilidade.
6.Se a espera causar ansiedade, a leitura de uma revista ou um jornal poderá ajudar.
Em situação de exame:
•Ler o enunciado todo antes de começar a responder;
•Planear o tempo que se vai gastar em cada pergunta atendendo ao seu grau de dificuldade;
•Reservar algum tempo para planear as respostas (e.g.: tópicos) e, se possível, no final do exame para as rever;
•Procurar começar pelas mais fáceis.
A.L.T.E.R.: Uma técnica de exame:
A – ADMINISTRAÇÃO
Respeitar as instruções; indicar todas as informações pedidas no lugar próprio (nome, ano, licenciatura, etc...).
L – LER
Ler e reler as perguntas; identificar palavras importantes; imaginar, rapidamente, um esboço da pergunta.
T – TIMING
Estabelecer a ordem pela qual vai responder às perguntas; reservar um tempo para ler as questões no início do exame e outro para a reler e corrigir no fim.
E – ESCREVER
Redigir a resposta em 2 etapas: 1 – construir o plano das resposta (resposta estruturada; conjunto coerente); 2 – redacção propriamente dita.
R – RELER
Reler as respostas, verificando a ortografia, a expressão e o arranjo das ideias; verificar a apresentação da folha ( o n.º da pergunta está claramente identificado?); rever os cálculos efectuados; eventualmente, completar uma pergunta que tenha sido abandonada por falta de tempo (neste caso, deve ir imediatamente ao essencial, evitando pormenores).
EXTRAÍDO DE :
http://www.uc.pt/fctuc/ceip/metodos_estudo/dia_exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM. A MANUTENÇÃO DESSA PÁGINA DEPENDE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DO NÚMERO DE COMENTÁRIOS POSTADOS POIS REPRESENTA O INTERESSE DOS BLOGUEIROS NOS ASSUNTOS ABORDADOS.