CONTEÚDO DESTA PÁGINA
Neste Blog todos os interessados tem acesso total e gratuito sem necessidade de cadastro. Os alunos do Professor Roberto Morgado complementam o conteúdo ministrado em aulas presenciais/telepresenciais.

O BLOG é basicamente alimentado com:
*questões simuladas e de Exames da OAB acompanhadas das fotos das turmas presenciais do Professor Morgado;

*julgados, dicas, macetes, animações e vídeos(correções de exames, dicas, etc);
*links baixar arquivos produzidos pelo professor, tais como apostilas, normas legais, artigos jurídicos, simulados, provas anteriores, dicas (para impressão), etc.;

*Notícias e textos de interesse geral e/ou jurídico.

Peço aos visitantes que respondam a enquete. Caso queira , deixe comentários(podem ser anônimos) com sugestões, críticas e opiniões sobre o conteúdo e formato do BLOG.

Bons estudos a todos os visitantes, meus novos amigos-blogueiros!


Empresas onde atualmente (2013) ministra aulas presenciais e/ou on-line:

(ordem alfabética) ALCANCE concursos jurídicos, CASA DO CONCURSEIRO, CEJURIS, CONCURSO VIRTUAL,CURSO ESFERA, CURSOdeCONCURSOS, LEXUS cursos jurídicos, MAIOR APPROBATIONE, MASTER JURIS, OAB NA WEB, SIGNORELLI e SUPERPROFESSORES

(empresas onde já trabalhou)

CANAL DOS CONCURSOS, CEPAD-DAMÁSIO, CURSO FÓRUM, CURSO FRAGA, CURSO LUCIANO VIVEIROS, ESA-Conselho Seccional do Rio de Janeiro, GMX Preparatórios, IBMEC, UNIGRANRIO, UNIVERCIDADE e VOX JURIS

segunda-feira, 9 de julho de 2012

ENQUETE: RESPONDER É GENTILEZA

FAZENDO "BIRRINHA"?


     Relendo uma postagem que fiz em 21/06/11 senti-me, de certa forma, triste. Não tristeza de chorar, planejar suicídio, perder a vontade de viver, essas coisas. Mas aquela sensação do tipo: será que vale a pena?
     Será que vale a pena continuar agora, 01:15 da manhã de segunda, a criar novas postagens e reprogramar a publicação de outras tantas? 
     Verifiquei que tivemos uma média de cem visitantes/dia nesta semana que passou. Olhei a enquete, que está a cinco dias disponível e... menos de duas dezenas de votos.
     Por isso, vou deixar as postagens programadas a partir de quarta-feira. E mais não farei. Vou ler meus livros, talvez ver um pouco de televisão... sei lá, fazer algo que me dá prazer. Já que há tanto individualismo, e não se pode apertar o botão esquerdo do mouse para responder a enquete, "o cara por trás da tela do cpu" vai cuidar da vida dele.
     Como havia escrito na postagem que reposto abaixo "Num mundo onde todos correm contra o tempo por causa da velocidade da informação, nos tornamos cada vez mais individualistas... Acho que esquecemos que atrás daquela página que acessamos, que utilizamos e os materiais que por vezes nos são enviados partiram de alguém. No caso esse alguém sou eu, o Professor Roberto. Professor Roberto terminou sua aula de hoje às 21:45 no CEPAD. São 04:30 da manhã e nas últimas 3 horas estava preparando novos posts, os programado, respondendo os quase inexistentes comentários de respostas as questões apresentadas e que ainda ninguém se manifestou. 
(...)
     Há quem pense, creio, que cada foto postada foi gerada apenas com um "click".
     Não é bem assim... tenho de manter a bateria carregada; tenho que ao chegar com os registros buscar o cabo, conectá-lo ao CPU, baixar as imagens, criar as legendas(data-curso-turma), editá-las (na maioria das vezes); depois disso as coloco junto a questões que separei para que treinem o que aprenderam em sala de aula ou auxiliem no estudo em diversas partes do país.(...)"
     Então é isso. Abraços a todos e aproveitem o BLOG. Quando identificar um número razoável de respostas na enquete sobre ter sido ou não aluno, os visitantes deste blog poderão conferir mais dicas, simuladas, vídeos de orientações, etc. 
     Uma boa semana para todos. O "cara por detrás da tela" vai ler um pouco. NELSON RODRIGUES POR ELE MESMO me aguarda sobre a estante. 
     Programei essa mensagem para ser postada daqui a uns 20 minutos(02:00 da manhã). Quero antes fazer um convite e um comunicado, além de postar uma "frase do dia".
     Você que agora lê minhas palavras, se puder, responda a enquete. 
     Grato, desde já.
Roberto Morgado
Niterói - 09/07/12 - 01:38



REPOSTAGEM DE 21/06/11 - 04:56

Não faz muito tempo que começamos esta terça-feira, dia 21 de junho de 2011.
Nesta segunda o BLOG teve um bom número de acessos em relação ao restante da semana, vez que mais de duas centenas de pessoas visitaram a página em busca de algo: conhecimento e/ou informação.
Esses conteúdo que é disponibilizado é gratuito e o BLOG, como acho que já sabem, não possui NENHUM PATROCINADOR e sendo assim, não recebo nenhum tipo de remuneração ou auxílio para desempenhar a atividade de mantenedor do mesmo.


O que começou como uma brincadeira para ajudar os alunos a obter conteúdo sem gasto com xerox, em especial, tornou-se uma verdeira incumbência vez que muitos dos que chegam em sala de aula escolheram o curso através de dicas e orientações originadas por este BLOG.


Muitos até se não entendem como funciona o BLOG e "reclamam" de não postar as alternativas das questões simuladas junto a estas. Então, explico:


- O meu pagamento é o interesse dos blogueiros; por isso a resposta só é lançada após ao menos um único visitante postar a alternativa que entende adequada.


Assim, basta uma letra (a, b c ou d) para que eu volte a questão e no campo comentários informe o gabarito. Em muitos casos ainda dou dicas, faço eleogios ao desempenho, entre outros estímulos ao estudo da disciplina.


Na madrugada deste domingo, por exemplo, abri um chat no BLOG, avisei com pouco mais de uma hora de antecedência e acabei ficando com alguns alunos interessados on-line por boas horas; tirei dúvidas, dei dicas, analisamos questões...


Faço com gosto a manutenção da página; mas já fui mais animado com esta atividade.


Comum era chegar em casa no fim do dia e verificar que haviam 5, 6, 8 postagens na mesma questão. Me enchia de orgulho quando os próprios blogueiros trocavam informações entre si e ajudavam-se uns aos outros. Não se conheciam, eram solidários e mostravam-se muito gentis uns com os outros, trocando endereços eletrônicos para envio de material, entre outras formas de interação. Isso é realmente estimulante


Hoje, não posso negar que ao chegar em casa e identificar que dos mais de 1000 ACESSOS em 2 dias(DOMINGO-SEGUNDA) onde mais de 400 pessoas visitaram a página, apenas 20 VOTOS foram encontrados na enquete... Ou seja, cerca de 5% dos usuários fez algo que demonstra apreço/respeito/gratidão/simpatia pelo uso das informações disponibilizadas.

Num mundo onde todos correm contra o tempo por causa da velocidade da informação, nos tornamos cada vez mais individualistas... Acho que esquecemos que atrás daquela página que acessamos, que utilizamos e os materiais que por vezes nos são enviados partiram de alguém. No caso esse alguém sou eu, o Professor Roberto. Professor Roberto terminou sua aula de hoje às 21:45 no CEPAD. São 04:30 da manhã e nas últimas 3 horas estava preparando novos posts, os programado, respondendo os quase inexistentes comentários de respostas as questões apresentadas e que ainda ninguém se manifestou (agradeço a blogueira ERICA P., que nesta madrugada respondeu a inumeras questões de honorários postadas em maio/11 e que nem mais achava que alguém as identificasse... ).


Não tenho vontade de postar as respostas das assertivas de verdadeiro ou falso, confesso. Nem mesmo o farei agora...Talvez seja o certo, pois ninguém liga, ao que parece.(Erica P. ligava para saber o gabarito, com isso irá ajudar dezenas/centenas de pessoas que virão depois dela e já encontrarão aquela questão com a resposta no campo comentários).


Há quem pense, creio, que cada foto postada foi gerada apenas com um "click".


Não é bem assim... tenho de manter a bateria carregada; tenho que ao chegar com os registros buscar o cabo, conectá-lo ao CPU, baixar as imagens, criar as legendas(data-curso-turma), editá-las (na maioria das vezes); depois disso as coloco junto a questões que separei para que treinem o que aprenderam em sala de aula ou auxiliem no estudo em diversas partes do país.


Não conheço os 227 visitantes do BLOG que apareceram nesta segunda-feira, obviamente. Espero sinceramente que tenham ao usar o BLOG adquirido algum conhecimento que lhe será exigido no próximo dia 17.


São 04:43 da manhã. Se alguém quiser saber se estão corretas suas opiniões sobre as assertivas postadas no verdadeiro ou criado, solicite no campo adequado ou, como espero realmente, coloque sua resposta...


Desculpem o desânimo em continuar postando informações, dados, dicas no BLOG... As vezes nos sentimos sozinhos demais. A internet é individualista demais.


Ah, peço que, se puder, clique em uma opção da enquete; se precisar que eu corrija o conteúdo de algo, clique no campo comentários; se quiser, continue buscando informações no cyber-espaço. Quem sabe em outra página encontra o que deseja com menos "esforço".


Vou descansar. Saio cedo e o meu tempo, embora não pareça, é precioso como o seu.


Boa semana a todos e obrigado; sei que a maioria entende este "desabafo".



Para refletirmos sobre o tempo, nosso e o dos outros, alguns trechos que gosto bastante:

Todos têm o seu dia e alguns dias duram mais que outros. Sir Winston Churchill
Tenha tempo para todas as coisas: muita pressa faz muito desperdício.Benjamin Franklin
O primeiro sintoma de que estamos matando nossos sonhos é a falta de tempo. As pessoas mais ocupadas têm tempo para tudo. As que nada fazem estão sempre cansadas. Paulo Coelho
Devagar! Quem mais corre, mais tropeça.William Shakespeare
O tempo dura bastante para aqueles que sabem aproveitá-lo. Leonardo da Vinci

6 comentários:

  1. Realmente as pessoas andam apressadas demais.
    Foi muito bom ser seu aluno no esfera N I, no sabado, e se ainda estiverem disponibilizados livro nesta filial, tentarei comprar um para mim.

    Respondi a enquete, é constitucional na veia.

    Flavio

    ResponderExcluir
  2. Estou torcendo por você Flávio!
    No dia 28/6(terça) estarei no Esfera Nova Iguaçu. Quem sabe não nos vemos por lá.
    Grande abraço.
    Obrigado pela consideração e carinho.
    Morgado

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, profº Morgado...
    Gosto muito do seu blog, entendo o seu desanimo(eu tbm sou blogueira)e leio as seus posts, já respondi seus simulados e espero responder mais, por vezes acesso o seu blog do trabalho( e como o sr. já sabe...(por hora amei o video da entrevista com o estagiário).
    baixei o simulado e estou me preparando pra logo responder no blog outras questões.
    Um ótimo final de semana...
    Rita

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é ótimo,parabéns pela iniciativa,espero que não se deixe desanimar e continue este trabalho belíssimo!

    ResponderExcluir
  5. Também espero não desanimar... Obrigado pelos elogios, anônimo.

    ResponderExcluir
  6. Rita e anônimo, obrigado pelo carinho e compreensão. Aguardo, ansioso, novas participações. Abraços,
    Morgado

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM. A MANUTENÇÃO DESSA PÁGINA DEPENDE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DO NÚMERO DE COMENTÁRIOS POSTADOS POIS REPRESENTA O INTERESSE DOS BLOGUEIROS NOS ASSUNTOS ABORDADOS.