CONTEÚDO DESTA PÁGINA
Neste Blog todos os interessados tem acesso total e gratuito sem necessidade de cadastro. Os alunos do Professor Roberto Morgado complementam o conteúdo ministrado em aulas presenciais/telepresenciais.

O BLOG é basicamente alimentado com:
*questões simuladas e de Exames da OAB acompanhadas das fotos das turmas presenciais do Professor Morgado;

*julgados, dicas, macetes, animações e vídeos(correções de exames, dicas, etc);
*links baixar arquivos produzidos pelo professor, tais como apostilas, normas legais, artigos jurídicos, simulados, provas anteriores, dicas (para impressão), etc.;

*Notícias e textos de interesse geral e/ou jurídico.

Peço aos visitantes que respondam a enquete. Caso queira , deixe comentários(podem ser anônimos) com sugestões, críticas e opiniões sobre o conteúdo e formato do BLOG.

Bons estudos a todos os visitantes, meus novos amigos-blogueiros!


Empresas onde atualmente (2013) ministra aulas presenciais e/ou on-line:

(ordem alfabética) ALCANCE concursos jurídicos, CASA DO CONCURSEIRO, CEJURIS, CONCURSO VIRTUAL,CURSO ESFERA, CURSOdeCONCURSOS, LEXUS cursos jurídicos, MAIOR APPROBATIONE, MASTER JURIS, OAB NA WEB, SIGNORELLI e SUPERPROFESSORES

(empresas onde já trabalhou)

CANAL DOS CONCURSOS, CEPAD-DAMÁSIO, CURSO FÓRUM, CURSO FRAGA, CURSO LUCIANO VIVEIROS, ESA-Conselho Seccional do Rio de Janeiro, GMX Preparatórios, IBMEC, UNIGRANRIO, UNIVERCIDADE e VOX JURIS

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Junte-se a nós!!

Junte-se a nós!!
Nas últimas 20 horas o blog recebeu mais de 18 mil acessos.

Gostaria de receber mais manifestações sobre o conteúdo da disciplina de DEONTOLOGIA JURÍDICA vez que pretendo manifestar, como inscrito junto a OAB, a minha indignação com o 36º Exame protocolizando no Conselho Seccional documento próprio.

Peço que identifiquem-se (tão somente o primeiro nome) e coloquem o município e Estado onde realizaram a prova.

Não fiz a prova, mas como inscrito na OAB acredito que o conteúdo passou muito, muito longe, do que deve ser exigido dos novos profissionais, seja como conhecimento específico do assunto, seja como elemento para o exercício profissional adequado às normas deontólogicas.

No campo COMENTÁRIOS de qualquer postagem (esta e a postagem abaixo são as mais adequadas) poderá ser registrado a sua indignação ou apoio ao conteúdo exigido na prova do dia 14 de setembro de 2008 no que tange a disciplina de deontologia jurídica.

Atenciosamente,

ROBERTO MORGADO
OAB/RJ 88.703

16 comentários:

  1. Professor, tb achei muita pressão esta prova, e acho que só aceitei 05 questões de Deonto, porém verei o gabarito das outras questões.

    ResponderExcluir
  2. Prof. Morgado, nossa que prova foi aquela, nem acreditei que era Deontologia, eles estão querendo reprovar mesmo. Que prova dificil, quero dizer muito dificil.
    Se a intenção é reprovar eles estão conseguindo.
    O que devo fazer
    Michele / Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  3. Após a prova escutei diversos comentários negativos direcionados a elaboração das questões. Todos nós sabemos que o Exame de Ordem gera uma receita absurda, multiplcada por 3, que é o número de exames ao ano... Infelizmente a Ordem dos Advogados do Brasil retira o Direito de quem já está habilitado para a profissão, por força da delegação concedida pelo Poder Público às universidades (CF/88 e Lei 9.394/96). O Exame de Ordem é regido por um PROVIMENTO criado pela própria OAB, com o fito de MASCARAR e dar “AR” de legalidade, quando na verdade não é. Acessem este site: http://www.mnbdsp.xpg.com.br/4.html É realmente impressionante o trabalho desse grupo de pessoas bem intencionadas... Em especial vejam a Nota à Imprensa do MNBD. Este absurdo de prova gera este tipo de sentimento... NÃO QUERO MAIS FAZER OUTROS EXAMES... CHEGA !!! ATT. Mauricio Pinto

    ResponderExcluir
  4. Professor Morgado, boa tarde!
    Não sou sua aluna, mas comprei a sua apostila no Curso Fraga e estudei por ela.
    Fui fazer a prova achando que estava preparada para a disciplina deontologia e fiquei indignada com o conteúdo cobrado.
    Apóio a sua manifestação.
    Cursei a faculdade aqui no Rio e fiz a prova em Niterói.
    Agora, estou na expectativa do resultado!
    Seja o que Deus quiser...

    ResponderExcluir
  5. Professor,

    seria o Exame de Ordem para a OAB o que tem sido os pardais eletrônicos para algumas prefeituras? Uma espécie de "caça-níqueis".

    concordo que não se preocupam mais com o que o recém-ingresso na ordem deve saber para exercer a advocacia éticamente. Se preocuparam em pedir bobeiras na prova.

    antônio- vitória/ES

    ResponderExcluir
  6. Lamentável! Foi a única palavra que encontrei pra descrever o que penso a respeito da CESPE como um todo. Definitivamente não somos avalidados, não PROVAMOS nada, viramos robôs decorando texto de lei, Súmulas e OJS, como se isso fosse ajudar no desempenho prático e intelectual da advocacia.

    LAMENTÁVEL!!!!!!!!!!

    ROBERTA MURTA DA SILVA

    ResponderExcluir
  7. Dione - Niterói - RJ

    Prof. realmente não sei o que esperam de nós Futuros Advogados com este tipo de Prova?

    ResponderExcluir
  8. Caro professor, quero deixar claro que admiro o seu grande desempenho como professor e não sinto minha capacidade diminuida diante de uma prova absurda.Torço realmente para que alguém saiba tudo em todas as áreas e campos do Direito,porem não acredito . Lamento que questões como estas não possam colaborar no cotidiano e no exercicio da profissão a não ser se queira trabalhar dentro da OAB, o que deve ser um negócio bem rentável já que tantos pagam taxa de prova.Lamentável que dependemos desta aprovação para poder exercer a profissão com que tanto sonhei e me esforcei para conseguir.Michele.

    ResponderExcluir
  9. Denise - Niterói

    Professor, antes de mais nada, quero ressaltar o seu brilhantismo, dedicação e empenho como professor e amigo. Bom, me sinto impotente diante dessa situação imposta pela OAB/Cespe. Primeiro, por se tratar do único curso (DIREITO) no qual cursamos durante 5 anos e ao final não estamos aptos para exercer nossa profissão. Pergunto: Foram 5 anos jogados fora? Segundo, no escritório onde trabalho fui efetivada, antes mesmo de me formar, recebendo uma carteira de processos bem variada. Pergunto: Será que essa prova absurda consegue provar que não estou apta para advogar? Mesmo neste caso (que deve ser igual ao de muitos outros candidatos) sendo ainda estudantes, nos mostramos capazes, eficientes e preparados. Além disso, viram isso tudo em nós, na prática do dia-a-dia. Não acho que esta prova mostre o conhecimento ninguém. Ainda mais, com este tipo de prova!!!! É apenas mais uma forma que arrumaram de ganhar dinheiro no Brasil, o que diga-se de passagem, tem se tornado uma constante. É uma pena, lamento muito.
    Estou muito decepcionada e indignada!!!
    Espero que um dia isso mude.

    ResponderExcluir
  10. Apoiado!!!

    Deixando aqui o meu apoio ao manifesto

    Meu nome: Lucas Faria Nogueira
    Local de Prova: Anápolis - Goás

    ResponderExcluir
  11. Professor,
    Achei que as questões abordadas pela Cespe foram de baixa relevância para a prática efetiva da advocacia.
    O conteúdo foi muito "fútil", digamos assim. É fato que o profissinal, via de regra, só efetivamente lê o Estatuto e o Código de Ética, quando está terminando a faculdade e quando está estudando para o exame da ordem. Justamente por isso, acredito que a Cespe deveria aproveitar essa oportunidade para abordar questões de relevância, como por exemplo, a publicidade, os impedimentos, as infrações etc.
    Sinceramente, acho que exigir que o canditado saiba a composição dos tribunais de ética e disciplina torna-se inútil, uma vez que a banca sequer menciona a finalidade de tal tribunal. Me deu a impressão que, não importa a infração pela qual estou sendo julgado e/ou punido, mas sim, de quantos membros é composto o tribunal.
    Sinceramente, achei o conteúdo vexatório e extremamente mal elaborado.
    Raquel Carvalho

    ResponderExcluir
  12. Prof. Morgado, fui sua aluna na primeira fase do 35 exame. Entendo que vc argumenta com bastante propriedade a falta de noção que tem sido as aplicações dos exames de ordem. Ao deparar com as questões de Deontologia deste 36 exame, senti muita difilculdade, pois as matérias que realmente são de teor significativo, não foram abordadas, e ainda "O Q È CNA?", fiquei confusa!
    Tenha todo o meu apoio nesta batalha para adequar o exame de ordem a sua proposta!

    ResponderExcluir
  13. Realmente professor, a prova foi exagerada na sua cobrança.
    Fui sua aluna na Turma II (sábados) no Curso Fraga e sua iniciativa tem todo o meu apoio.
    Como as pessoas fazem o possível p/ garantir alguns pontos a mais em Deontologia, a OAB parece ter resolvido puxar o tapete dos candidatos.

    Shayene - Rio de Janeiro/RJ.

    ResponderExcluir
  14. prof Morgado
    fui sua aluna,e infelizmente nao tenhp palavras para descrever essa prova,acredito que deve haver alguma coisa,para parar essa atuação da cespe,não somos fantoches,só queremos ter o direito a exercer a nossa profissão.
    Maria América (Volta Redonda)

    ResponderExcluir
  15. Caríssimo Professor,
    Percebe-se que, neste exame não há nenhum indício de paixão pelo Direito por parte dos examinadores. Ademais, nos parece que não corre, em suas veias, o sangue cor de Rubi, valendo lembrar que, o Rubi é uma pedra preciosa utilizada no anel do advogado e que, pela sua raridade e beleza significa o “lord das pedras”, cuja tradição diz “que os Rubis possuíam uma chama que ardia eternamente protegendo os seus donos e que também assegurava a harmonia.”
    Portanto, contamos com o bom senso dos responsáveis rogando a OAB que se faça presente ao sanar esses terríveis impasses.
    Atencionsamente,
    Sandra/RJ

    ResponderExcluir
  16. A prova fugiu de todos os padrões,em deontologia! Gostaria muito que outras profissões fossem igual a nossa, tivessem que fazer prova para poderem trabalhar, como nós...rélis bacharéis! Por que não avaliam curso de medicina e outros?????

    Tatiane/RJ

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM. A MANUTENÇÃO DESSA PÁGINA DEPENDE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DO NÚMERO DE COMENTÁRIOS POSTADOS POIS REPRESENTA O INTERESSE DOS BLOGUEIROS NOS ASSUNTOS ABORDADOS.