CONTEÚDO DESTA PÁGINA
Neste Blog todos os interessados tem acesso total e gratuito sem necessidade de cadastro. Os alunos do Professor Roberto Morgado complementam o conteúdo ministrado em aulas presenciais/telepresenciais.

O BLOG é basicamente alimentado com:
*questões simuladas e de Exames da OAB acompanhadas das fotos das turmas presenciais do Professor Morgado;

*julgados, dicas, macetes, animações e vídeos(correções de exames, dicas, etc);
*links baixar arquivos produzidos pelo professor, tais como apostilas, normas legais, artigos jurídicos, simulados, provas anteriores, dicas (para impressão), etc.;

*Notícias e textos de interesse geral e/ou jurídico.

Peço aos visitantes que respondam a enquete. Caso queira , deixe comentários(podem ser anônimos) com sugestões, críticas e opiniões sobre o conteúdo e formato do BLOG.

Bons estudos a todos os visitantes, meus novos amigos-blogueiros!


Empresas onde atualmente (2013) ministra aulas presenciais e/ou on-line:

(ordem alfabética) ALCANCE concursos jurídicos, CASA DO CONCURSEIRO, CEJURIS, CONCURSO VIRTUAL,CURSO ESFERA, CURSOdeCONCURSOS, LEXUS cursos jurídicos, MAIOR APPROBATIONE, MASTER JURIS, OAB NA WEB, SIGNORELLI e SUPERPROFESSORES

(empresas onde já trabalhou)

CANAL DOS CONCURSOS, CEPAD-DAMÁSIO, CURSO FÓRUM, CURSO FRAGA, CURSO LUCIANO VIVEIROS, ESA-Conselho Seccional do Rio de Janeiro, GMX Preparatórios, IBMEC, UNIGRANRIO, UNIVERCIDADE e VOX JURIS

domingo, 18 de maio de 2008

35 - PUBLICIDADE - sabia que ia cair...

E caiu logo o exemplo que sempre dou, desses CODECON´s, etc...

Antônio, advogado inscrito na OAB, participa semanalmente de um programa de televisão, esclarecendo dúvidas dos telespectadores a respeito de relações de consumo. Nessas oportunidades, além de divulgar os telefones de um instituto de defesa do consumidor que oferece assistência jurídica aos seus associados a preços módicos, fundado e dirigido por ele mesmo. Antônio aconselha os telespectadores a comparecer ao referido instituto.

Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta com base no Códido de Ètica e Disciplina da OAB.

A) Antônio deve deixar de participar do programa de televisão, visto que o C.E.D da OAB proíbe essa participação aos advogados regularmente inscritos na Ordem, salvo noticiários e, exclusivamente ilustrativos, educacionais ou instrutivos.

B) Antônio deve continuar a divulgar os telefones do referido instituto de defesa do consumidor, pois o C.E.D da OAB impõe ao advogado o dever da transparência, de acordo com o princípio da publicidade e da livre expressão, sendo, portanto, permitidas todas as formas de manifestação pública do profissional regularmente inscrito na Ordem.

C) Antônio deve abster-se de responder com habitualidade consulta sobre matéria jurídica, nos meios de comunicação social, com o intuito de promover-se profissionalmente.

D) Antônio deve, tão-somente, abster-se de debates sensacionalistas.

8 comentários:

  1. antônio, adv inscrito na OAB, participa semanalmente de um programa de televisão, esclarecendo dúvidas dos telespectadores a respeito de relações de consumo. Nessas oportunidades, além de divulgar os telefones de um instituto de defesa do consumidor que oferece assistência jurídica aos seus associados a preços módicos, fundado e dirigido por ele mesmo, Antônio aconselha os telespectadores a comparecer ao referido instituto.

    Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta com base no CED/OAB

    a. Antônio deve deixar de participar do programa de tv, visto que o CED/OAB proíbe essa participação aos advs regularmente inscritos na Ordem, salvo em noticiários e, exclusivamente, para fins informativos, sendo vedados pronunciamentos ilustrativos, educacionais ou instrutivos
    b. Antônio deve continuar a divulgar os telefones do referido instituto de defesa do consumidor, pois o CED/OAB impõe ao adv o dever de transparência, de acordo com o princípio da publicidade e da livre expressão, sendo, portanto, permitidas todas as formas de manifestação pública do prof. regularmente inscrito na Ordem
    c. Antônio deve abster-se de responder com habitualidade, consulta sobre matéria jurídica, nos meios de comunicação social, com o intuito de promover-se profissionalmente
    d. Antônio deve, tão-somente, abster-se de debates sensacionalistas

    ResponderExcluir
  2. Acerca do desagravo público e das disposições do Regulamento Geral do EAOAB, julgue os itens subsequentes:

    I. O inscrito na OAB, quando ofendido comprovadamente em razão so exercício profissional ou de cargo ou função da OAB, tem direito ao desagravo púlico promovido pelo conselho competente, de ofício, a seu pedido ou de qq pessoa
    II. Na sessão de desagravo, o presidente lê a nota a ser publicada na imprensa, encaminhada ao ofensor e às autoridades e registrada nos assentamentos do inscrito, bem como no livro-tombo do Conselho Nacional de Imprensa
    III. O desagravo público, como instrumento de defesa dos direitos e prerrogativas da advocacia, não depende de concordância do ofendido, que não pode dispensá-lo, devendo ser promovido a critério do conselho.
    IV. O relator não pode propor o arquivamento do pedido, ainda que a ofensa seja eminentemente pessoal, visto que a opinião pública poderá relacioná-la com o exercício profissional ou com as prerrogativas gerais do adv. o arquivamento só é possível quando for configurada crítica de caráter doutrinário, político ou religioso

    Assinale a opção correta

    a Apenas o item III está certo
    b Apenas os itens I e III estão certos
    c Apenas os itens II e IV estão certos
    d Todos os itens estão certos

    ResponderExcluir
  3. Professor, meu nome é Renier, eu era seu aluno do Fraga da manhã, a questão 10 da prova beta é:

    Acerca do desagravo publico e das disposiçoes do regulamento geral do estatuto da advocacia e da OAB, julgue os itens subsequentes:

    I- O inscrito na OAB, quando ofendido comprovadamente em razão do exercício profissional ou de cargo ou função da OAB, tem direito ao desagravo público promovido pelo conselho competente, de ofício, a seu pedido ou de qualquer pessoa.

    II- Na sessão de desagravo, o Presidente lê a nota a ser publicada na imprensa, encaminhada ao ofensor e as autoridades e registrada nos assentamentos do inscrito, bem como no livro - tombo do Conselho nacional de imprensa.

    III- O desagravo público, como instrumento de defesa dos direitos e prerrogativas da advocacia, não depende de concordancia do ofendido, que não pode dispensá-lo, devendo ser promovido a critério do conselho.

    IV- O relator não pode propor o arquivamento do pedido, ainda que a ofensa seja eminentemente pessoal, visto que a opinião publica poderá relaciona-lá com exercício profissional ou com as prerrogativas gerais do advogado. O arquivamento só é possível quando for configurada crítica de caráter doutrinário, político ou religioso.

    Assinale a opção correta:

    A) Apenas o item III está correto;

    B) Apenas os itens I e III estao corretos;

    C) Apenas os itens II e IV estão certos;

    D) Todos os itens estão certos.

    ResponderExcluir
  4. Essa nãio tinha como errar heim professor... Foi praticamente teu exemplo. kkkkkkk
    Abç

    ResponderExcluir
  5. Olá Prof., notei q/ vc deu duas respostas difernetes a respeito do desagravo. Me desculpe se eu estiver errada, por favor verifique.
    Grande abraço
    Patricia

    ResponderExcluir
  6. Oi professor. A resposta da questão de publicidade é aquela que diz pra o Antônio "se abster de responder com habitualidade consulta sobre matéria jurídica, nos meios de comunicação social, com intuito de promover-se profissionalmente"? Porque se foi essa eu acertei...se não, já era.... beijos...Juliana Ramos.

    ResponderExcluir
  7. Essa não tinha como errar, prof.!

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM. A MANUTENÇÃO DESSA PÁGINA DEPENDE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DO NÚMERO DE COMENTÁRIOS POSTADOS POIS REPRESENTA O INTERESSE DOS BLOGUEIROS NOS ASSUNTOS ABORDADOS.