CONTEÚDO DESTA PÁGINA
Neste Blog todos os interessados tem acesso total e gratuito sem necessidade de cadastro. Os alunos do Professor Roberto Morgado complementam o conteúdo ministrado em aulas presenciais/telepresenciais.

O BLOG é basicamente alimentado com:
*questões simuladas e de Exames da OAB acompanhadas das fotos das turmas presenciais do Professor Morgado;

*julgados, dicas, macetes, animações e vídeos(correções de exames, dicas, etc);
*links baixar arquivos produzidos pelo professor, tais como apostilas, normas legais, artigos jurídicos, simulados, provas anteriores, dicas (para impressão), etc.;

*Notícias e textos de interesse geral e/ou jurídico.

Peço aos visitantes que respondam a enquete. Caso queira , deixe comentários(podem ser anônimos) com sugestões, críticas e opiniões sobre o conteúdo e formato do BLOG.

Bons estudos a todos os visitantes, meus novos amigos-blogueiros!


Empresas onde atualmente (2013) ministra aulas presenciais e/ou on-line:

(ordem alfabética) ALCANCE concursos jurídicos, CASA DO CONCURSEIRO, CEJURIS, CONCURSO VIRTUAL,CURSO ESFERA, CURSOdeCONCURSOS, LEXUS cursos jurídicos, MAIOR APPROBATIONE, MASTER JURIS, OAB NA WEB, SIGNORELLI e SUPERPROFESSORES

(empresas onde já trabalhou)

CANAL DOS CONCURSOS, CEPAD-DAMÁSIO, CURSO FÓRUM, CURSO FRAGA, CURSO LUCIANO VIVEIROS, ESA-Conselho Seccional do Rio de Janeiro, GMX Preparatórios, IBMEC, UNIGRANRIO, UNIVERCIDADE e VOX JURIS

sábado, 31 de maio de 2008

BOA PERCEPÇÃO DA LUCIA - VALE A PENA TENTAR NOVO RECURSO!!

Recebi a seguinte mensagem e, realmente, faz sentido para uma Comissão Organizadora que ao invés de testar conhecimento preocupa-se demasiadamente em apresentar "PEGADINHAS" aos examinados.

LÚCIA, parabéns pela interpretação!!!

A mensagem que enviou-me é a seguinte:
(20 de Maio de 2008 22:51 como comentário em "ALFA - Gabarito prévio da CESPE")



QUESTÃO 3.PROVA ALFA
Resposta: “Tanto na impetração de habeas corpus quanto no juizado especial civil, em causas cujo valor seja inferior a vinte salários mínimos, é possível ingressar em juízo pessoalmente, prescindindo-se da constituição de advogado”


PELA LETRA FRIA DA LEI E O NOSSO BOM PORTUGUÊS, INFERIOR É IGUAL A MENOS.

LOGO,PELO GABARITO, SE A CAUSA FOR DE VINTE SALÁRIOS MÍNIMOS, CONFORME ART.9º, LEI 9.099/95,A PARTE SÓ PODERÁ ESTAR COM PATRONO.CERTO?????!!!!!!E?????

AFINAL, ONDE FICA O PORTUGUÊS??

ART.9º.NAS CAUSAS DE VALOR ATÉ VINTE SALÁRIOS MÍNIMOS, AS PARTES COMPARECERÃO PESSOALMENTE,PODENDO SER ASSISTIDAS POR ADVOGADOS; NAS DE VALOR SUPERIOR, A ASSISTÊNCIA É OBRIGATÓRIA.

CORDIALMENTE

LUCIA

Brenno Oliveira, na mesma postagem, enviou a seguinte complementação:

(...)Consultando o dicionário do Aurélio, até=ainda,também,mesmo, o que quer dizer que está incluido(sic) 20 salários e não inferior a 20, como está sen(sic) dado nos gabaritos.E,infrior(sic)=que está abaixo;mais baixo;que está aba(sic),o que quer dizer menor que 20 salários.Questão que deve ser anulada.Inferior não é sinônimo de até com está na lei.(...)



(peço desculpas aos discentes por tão somente agora analisar as postagens, mas me distanciei do BLOG por uma semana, como devem ter percebido. Novamente, parabéns a Lucia e sua brilhante interpretação.)

2 comentários:

  1. O conteúdo do questionamento:

    QUESTÃO 03 – OAB/RJ – CESPE 01/08 – EXAME 35
    João, administrador de empresas desempregado, e Júlio, mecânico, por não disporem dos recursos financeiros necessários à constituição de advogado, resolveram ingressar em juízo pessoalmente. João impetrou Habeas corpus em favor de seu irmão Jânio, e Júlio ingressou com ação no juizado especial civil.

    Tendo como referência essa situação hipotética, assinale a opção correta.

    A ALTERNATIVA CORRETA

    Tanto na impetração de habeas corpus quanto no juizado especial civil, em causas cujo valor seja inferior a vinte salários mínimos, é possível ingressar em juízo pessoalmente, prescindindo-se da constituição de advogado.




    MINHA CONSIDERAÇÃO

    Queria que houvesse uma AVALANCHE de recursos baseados na análise gramatical da ALTERNATIVA. Embora não esteja errada (afinal numa causa de valor inferior a 1(um), 10(dez), 15(quinze) ou 20(vinte) salários mínimos realmente posso entrar pessoalmente no J.E.C.

    Posso assim agir (nas causas de valor inferior ou) ATÉ 20 salários-mínimos.

    Pode até não ser deferido, mas essa comissão não gosta de fazer "pegadinhas"?

    Não é essa a comissão que numa prova cansativa e desgastante como essa transcreve artigos do EAOAB e altera o termo INFERIOR pelo termo SUPERIOR e faz com que a questão tenha índice de erro de quase 70%?

    É essa comissão que merece ver questionada a importãncia de pequenos termos para passar a preocupar-se com as "grandes questões", que no meu humilde entender, resumem-se ao conhecimento BÁSICO das normas, entendimentos jurisprudenciais e procedimentos de nosso sistema jurídico. A HABILITAÇÃO PARA A ADVOCACIA dá-se, na verdade, na segunda fase do Exame de Ordem, onde aí sim, cabe explorar o real conhecimento dos examinados em áreas específicas.

    s.m.j.,

    Roberto Morgado

    ResponderExcluir
  2. Professor, fui seu aluno do Fraga, turma da manhã para o 35 Exame. Gostaria de saber afinal quais são as questões que a CESPE anulou na prova da 1a fase?
    Obrigado

    PS: "'E' de especial" hehe

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM. A MANUTENÇÃO DESSA PÁGINA DEPENDE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DO NÚMERO DE COMENTÁRIOS POSTADOS POIS REPRESENTA O INTERESSE DOS BLOGUEIROS NOS ASSUNTOS ABORDADOS.