CONTEÚDO DESTA PÁGINA
Neste Blog todos os interessados tem acesso total e gratuito sem necessidade de cadastro. Os alunos do Professor Roberto Morgado complementam o conteúdo ministrado em aulas presenciais/telepresenciais.

O BLOG é basicamente alimentado com:
*questões simuladas e de Exames da OAB acompanhadas das fotos das turmas presenciais do Professor Morgado;

*julgados, dicas, macetes, animações e vídeos(correções de exames, dicas, etc);
*links baixar arquivos produzidos pelo professor, tais como apostilas, normas legais, artigos jurídicos, simulados, provas anteriores, dicas (para impressão), etc.;

*Notícias e textos de interesse geral e/ou jurídico.

Peço aos visitantes que respondam a enquete. Caso queira , deixe comentários(podem ser anônimos) com sugestões, críticas e opiniões sobre o conteúdo e formato do BLOG.

Bons estudos a todos os visitantes, meus novos amigos-blogueiros!


Empresas onde atualmente (2013) ministra aulas presenciais e/ou on-line:

(ordem alfabética) ALCANCE concursos jurídicos, CASA DO CONCURSEIRO, CEJURIS, CONCURSO VIRTUAL,CURSO ESFERA, CURSOdeCONCURSOS, LEXUS cursos jurídicos, MAIOR APPROBATIONE, MASTER JURIS, OAB NA WEB, SIGNORELLI e SUPERPROFESSORES

(empresas onde já trabalhou)

CANAL DOS CONCURSOS, CEPAD-DAMÁSIO, CURSO FÓRUM, CURSO FRAGA, CURSO LUCIANO VIVEIROS, ESA-Conselho Seccional do Rio de Janeiro, GMX Preparatórios, IBMEC, UNIGRANRIO, UNIVERCIDADE e VOX JURIS

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

SIMULADA 119 CESPE 2007

SIMULADA CESPE 119
MAR 2007 CESPE
Em 5/2/2007, José Silva, advogado, notificou pessoalmente seu cliente da renúncia ao mandato outorgado nos autos de ação cível, pelo rito ordinário, ajuizada pela União. O Diário de Justiça de 8/2/2007 publicou a intimação para que as partes especificassem provas que desejavam produzir.
Considerando a situação hipotética acima e o que dispõe o Estatuto da Advocacia, assinale a opção correta.


A José Silva deverá apresentar petição de especificação de provas na hipótese de seu cliente não ter constituído novo advogado nos autos.
B José Silva deverá comunicar ao seu cliente da publicação da intimação para que ele providencie outro advogado para cumpri-la.
C O juiz deve reabrir o prazo para especificação de provas porque uma das partes estava sem advogado nos autos.
D O cliente pode se dirigir diretamente ao juiz e informar as provas que pretende produzir, juntando aos autos a notificação de renúncia de seu advogado.

10 comentários:

  1. SIMULADA CESPE 119 A

    Considerando a situação hipotética apresentada a julgamento, com base no Estatuto da Advocacia, a opção correta é a seguinte: “José Silva deverá apresentar petição de especificação de provas na hipótese de seu cliente não ter constituído novo advogado nos autos”. O artigo 5.º, § 3.º, do Estatuto determina que o advogado que renunciar ao mandato, nos 10 dias seguintes à notificação da renúncia, continua a representar seu cliente. Como o prazo da especificação de provas é de 5 dias, o cumprimento da intimação continuará sob a responsabilidade do advogado. As outras opções estão erradas pelos motivos a seguir: o dever do advogado é cumprir o prazo, conforme prevê o artigo 5.º, § 3.º, do Estatuto; a relação entre cliente e advogado, nesse caso, não implica alteração da postura do magistrado; nas ações pelo rito ordinário é indispensável a postulação por meio de advogado.

    ResponderExcluir
  2. Essa não tinha como errar, o Prof MOrgado, sempre falando que a renúnica é 10, era demais !!!!!não tem como esquecer!!

    ResponderExcluir
  3. Impossível de esqueçer... 10 renúncia..!!

    ResponderExcluir
  4. Pergunto
    Se a publicação sair no 9º dia, mesmo assim ainda tem que representar, caso o prazo do cumprimento do recurso por exemplo for de 8 dias?

    ResponderExcluir
  5. essa foi fácil! tomará q todas sejam assim amanhã rs...
    obrigado pelos ensinamentos profº!
    abraço!

    ResponderExcluir
  6. Ah galera!! Boa sorte para todos amanhã!!

    ResponderExcluir
  7. Se notarem, verão que a prova de deontologia leva também muito em consideração a questão do bom senso. Como o advogado que renunciou deixaria seu cliente afundar que nem o Titanic? É lógico que se o cliente não tiver constituído a tempo um novo advogado nos autos, seu antigo advogado deverá continuar a representá-lo!!

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM. A MANUTENÇÃO DESSA PÁGINA DEPENDE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DO NÚMERO DE COMENTÁRIOS POSTADOS POIS REPRESENTA O INTERESSE DOS BLOGUEIROS NOS ASSUNTOS ABORDADOS.