CONTEÚDO DESTA PÁGINA
Neste Blog todos os interessados tem acesso total e gratuito sem necessidade de cadastro. Os alunos do Professor Roberto Morgado complementam o conteúdo ministrado em aulas presenciais/telepresenciais.

O BLOG é basicamente alimentado com:
*questões simuladas e de Exames da OAB acompanhadas das fotos das turmas presenciais do Professor Morgado;

*julgados, dicas, macetes, animações e vídeos(correções de exames, dicas, etc);
*links baixar arquivos produzidos pelo professor, tais como apostilas, normas legais, artigos jurídicos, simulados, provas anteriores, dicas (para impressão), etc.;

*Notícias e textos de interesse geral e/ou jurídico.

Peço aos visitantes que respondam a enquete. Caso queira , deixe comentários(podem ser anônimos) com sugestões, críticas e opiniões sobre o conteúdo e formato do BLOG.

Bons estudos a todos os visitantes, meus novos amigos-blogueiros!


Empresas onde atualmente (2013) ministra aulas presenciais e/ou on-line:

(ordem alfabética) ALCANCE concursos jurídicos, CASA DO CONCURSEIRO, CEJURIS, CONCURSO VIRTUAL,CURSO ESFERA, CURSOdeCONCURSOS, LEXUS cursos jurídicos, MAIOR APPROBATIONE, MASTER JURIS, OAB NA WEB, SIGNORELLI e SUPERPROFESSORES

(empresas onde já trabalhou)

CANAL DOS CONCURSOS, CEPAD-DAMÁSIO, CURSO FÓRUM, CURSO FRAGA, CURSO LUCIANO VIVEIROS, ESA-Conselho Seccional do Rio de Janeiro, GMX Preparatórios, IBMEC, UNIGRANRIO, UNIVERCIDADE e VOX JURIS

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CONTEÚDO DAS AULAS DE DEONTOLOGIA

Em um vídeo institucional do CURSO FRAGA apresento o conteúdo da disciplina de DEONTOLOGIA JURÍDICA através dos temas abordados, na exata ordem em que são apresentados nas aulas.

Esta apresentação serve para todos os meus alunos (de quaulquer curso) e para os blogueiros, posto que a cada início de quadrimestre as postagens de questões simuladas normalmente segue a mesma ordem.

Abraços




clique AQUI para ver o vídeo diretamente no YOUTUBE

ADVOGADO CARIOCA RECEBE INDENIZAÇÃO

Advogado é agredido e expulso de show
(29.10.10)



O Sesc foi condenado a pagar uma indenização de R$ 1.500,00 por dano moral ao advogado Diogo Jonas. Em janeiro de 2007, ele foi assistir ao II Sesc Rock Fest, em Nova Friburgo (RJ), e, por ser bacharel em Direito, foi chamado para tomar alguma providência em relação a um rapaz que estaria sendo agredido no banheiro.

Ao se aproximar do local, foi agredido por seguranças e expulso do evento. A decisão é do desembargador Cleber Ghelfenstein, da 14ª Câmara Cível do TJ do Rio de Janeiro.

Em contestação, o Sesc alegou que Diogo não teria comprovado a sua presença no evento, que não teria havido agressão a qualquer pessoa, que em momento algum teria ocorrido qualquer incidente com o autor e que ninguém teria sido expulso do evento.

Já segundo Diogo, os seguranças agiram agressivamente ao abordá-lo, desferindo palavras de baixo calão, bem como peitadas, empurrões e ombradas, terminando por expulsá-lo do local, embora não tenha, em momento algum, reagido.

“A exposição pública do autor, com a sua expulsão do evento musical, repercute na sua dignidade, atingindo, consequentemente, sua própria honra, ainda mais se levarmos em consideração que se trata de uma cidade de menor porte onde as pessoas se conhecem. De fato, o excesso imotivado na atitude dos seguranças, caracteriza, por ausência de causa que a justifique, constrangimento ilegal”, destacou o desembargador. “O autor foi retirado, contra sua vontade, do show de rock, à vista de todos os presentes, apesar de nada ter feito para dar causa a tal atitude”, completou.

(Proc. nº 0000828-36.2007.8.19.0037 - com informações do TJ-RJ)

Fonte: Espaço vital

Advogado safadão

Fonte: Espaço Vital

Advogado é condenado criminalmente por forjar quitação de dívida fiscal de cliente (29.10.10)



A 1ª Turma Criminal do TJ do Distrito Federal manteve a condenação do advogado Sérgio Leverdi Campos e Silva acusado de se apropriar indevidamente de valores destinados ao pagamento de dívida tributária da empresa Santa Marta Distribuidora de Drogas Ltda.

O réu foi condenado por estelionato, artigo 171 do Código Penal, a 3 anos de reclusão, substituídas por duas penas restritivas de direito, além de 200 dias multa à razão de meio salário mínimo à época do fato.

Consta da denúncia do MP-DF que o advogado teria sido contratado para resolver as pendências tributárias da rede de farmácias junto ao GDF. Que o contrato de prestação de serviços advocatícios entre o réu e a empresa teria sido firmado em agosto de 1997 e até o início de 1999 teria sido cumprido a contento.

Que a partir de março de 99, o advogado, valendo-se da confiança adquirida, ardilosamente, teria comunicado à Santa Marta a existência de débitos tributários junto ao GDF, no valor de 260 mil reais, que deveriam ser quitados.

Alegando ter negociado a dívida, teria solicitado que a empresa lhe enviasse cheques dos valores parcelados. No entanto, ao invés de proceder os pagamentos, teria se apropriado dos valores, forjando autenticações bancárias e recibos dos pagamentos.

O alegado golpe teria sido descoberto por um dos sócios da empresa que estranhou a demora do advogado em fornecer os comprovantes de quitação da dívida. Ao requerer certidão negativa junto à Secretaria de Fazenda, para poder efetuar a abertura de nova filial da rede de farmácias, teria tido ciência de que os pagamentos não haviam sido efetuados.



O advogado negou as acusações. Segundo ele, os valores dos cheques depositados em sua conta-corrente correspondiam aos honorários advocatícios pagos pela Santa Marta. Afirmou não ter nenhum envolvimento com a fraude e jogou a culpa pelas falsificações no contador e em um subordinado. Afirmou, também, desconhecer o parcelamento da dívida tributária da rede de farmácias junto à Receita.

Ao manter a sentença condenatória de 1ª instância, a turma considerou que a materialidade e autoria do crime de estelionato estavam fartamente comprovadas nos autos. "O conjunto probatório não deixa dúvidas de que o réu obteve vantagem ilícita em prejuízo da empresa Santa Marta, apropriando-se do dinheiro destinado ao pagamento de impostos e apresentando comprovantes de pagamento falsos, sendo irreparável a condenação", afirmou o relator em seu voto.

De acordo com o colegiado, a conduta do réu demonstrou culpabilidade exacerbada, uma vez que, como advogado, deveria auxiliar na administração da Justiça e não se valer da profissão e dos conhecimentos técnicos para auferir vantagens e praticar crimes. (Proc. nº 2000011071223-2 - com informações do TJ-DF).

BRASIL SEGURO

Saites ´.br´ estão entre os mais seguros do mundo

(28.10.10)

O domínio ‘.br’, que indica que um saite está registrado no Brasil, está entre os mais seguros do mundo, de acordo com o relatório “Mapeando os perigos da web”, divulgado pela McAfee, empresa de segurança, nesta semana. No ranking da empresa, 0,4% dos saites sob o domínio brasileiro oferecem risco.

O domínio que mais oferece risco é o ‘.com’, utilizado para fins comerciais: 31,3% das páginas oferecem algum tipo de ameaça de contaminação ao computador do usuário.

Após o domínio comercial, os que mais oferecem risco são: o ‘info’, para saites informativos, com 30,7%; ‘.vn’ do Vietnã com 29,4% e ‘.cm´ do Camarões com 22,2%. No ano passado, o país africano liderava a lista com 36,7%.

Os motivos pelos quais esses domínios são mais procurados por cibercriminosos é o baixo preço, a falta de regulação e a facilidade de registro. Alguns, às vezes, nem exigem que a pessoa comprove que ela mora no país ou que seu saite segue as determinações do domínio escolhido.

Os domínios que figuram entre os mais seguros são: o governamental (‘.gov’), o do Japão (‘.jp’), o educacional (‘.edu’), o da Irlanda (‘.ie’) e da Croácia (‘.hr’). Todos eles têm porcentagem igual a 0,1% de saites com algum tipo de ameaça.

Considerando a média geral de saites que oferecem riscos, houve crescimento em comparação ao ano passado. Em 2009, 5,8% dos sites consultados tinha algum tipo de ameaça. Neste ano foi para 6,2%. (Com informações do Uol)

fONTE: ESPAÇO VITAL

SIMULADA 3/2010 1167 ATIVIDADE MS

SIMULADA 3/2010 1167 ATIVIDADE MS
EXAME 78 – OAB MS – 01/2004

No caso de ofensa a inscrito na OAB, no exercício da profissão ou de cargo ou função de órgão da OAB, o conselho competente deve promover:

a) representação criminal contra o ofensor.
b) desagravo público do ofendido.
c) ajuizar ação de reparação de danos morais como substituto processual do ofendido.
d) requerer junto ao superior do ofensor a retratação junto ao ofendido.


CURSO FRAGA - AULA 01 - TURMA DA NOITE - 27/10/10

SIMULADA 3/2010 1168 ATIVIDADE GO

SIMULADA 3/2010 1168 ATIVIDADE GO
OABGO- 2.2005
Nos termos do Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, assinale a alternativa correta:
a) ( ) o exercício da advocacia é compatível com qualquer procedimento de mercantilização;
b) ( ) a conclusão ou desistência da causa, com ou sem a extinção do mandato, obriga o advogado à devolução de bens, valores e documentos recebidos no exercício do mandato, e à pormenorizada prestação de contas, excluindo outras prestações solicitadas, pelo cliente, a qualquer momento;
c) ( ) concluída a causa ou arquivado o processo, presumem-se o cumprimento e a cessação do mandato;
d) ( ) os advogados integrantes da mesma sociedade profissional, ou reunidos em caráter permanente para cooperação recíproca, podem representar em juízo clientes com interesses opostos.


CURSO FRAGA - AULA 01 - MANHÃ - 27/10/2010



SIMULADA 3/2010 1169 ATIVIDADE MS

SIMULADA 3/2010 1169 ATIVIDADE MS
EXAME 81 – OAB MS – 01/2005
No seu ministério privado, o advogado presta serviço público, exercendo função social, indispensável à administração da justiça (art. 133 CF). Para o exercício de seu mister, o advogado goza de prerrogativas, quase todas inseridas nos artigos 6° e seguintes da Lei n° 8.906/94. Em ação direta de inconstitucionalidade n° 1127-8-DF, o STF, por maioria dos votos concedeu liminar suspendendo a imunidade profissional do advogado, ainda que no efetivo exercício profissional, na hipótese de ocorrência de crime de:
a) tergiversação.
b) difamação.
c) desacato.
d) injúria.


CURSO FRAGA - AULA 01 - TURMA DE SÁBADO - 23/10/10

SIMULADA 3/2010 1171 ATOS PRIVATIVOS MS

SIMULADA 3/2010 1171 ATOS PRIVATIVOS MS

EXAME 79 – OAB MS – 02/2004

Analise as seguintes proposições e assinale a alternativa correta.
I. A postulação a qualquer órgão do Poder Judiciário e aos Juizados Especiais são atividades privativas da advocacia.
II. As atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas são atividade privativas da advocacia.
III. A impetração de habeas corpus em qualquer Tribunal ou instância não se trata de atividade privativa da advocacia.
IV. A impetração de habeas corpus em qualquer Tribunal ou instância é atividade privativa da advocacia.
a) somente as proposições I e II estão corretas;
b) as proposições I, II e III estão corretas;
c) as proposições I, II e IV estão corretas;
d) somente as proposições I e IV estão corretas.

SIMULADA 3/2010 1172 ATOS PRIVATIVOS MS

SIMULADA 3/2010 1172 ATOS PRIVATIVOS MS
EXAME 58 – OAB MS – 02/97
Exerce atividade de advocacia, sujeitando-se apenas à Lei nº 8.906/94:
a) os advogados e os estagiários inscritos;
b) os advogados e os Procuradores da Fazenda Nacional;
c) os Procuradores da Fazenda Nacional e os integrandes da Advocacia-Geral da União;
d) os integrantes das Procuradorias e Consultorias Jurídicas dos Estados.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

domingo, 24 de outubro de 2010

APRESENTANDO MEUS NOVOS AMIGOS-ALUNOS

Esta é uma parte da turma de sábado do CURSO FRAGA. A minha primeira aula desse quadrimestre foi a aula onde dei as boas-vindas a este pessoal que prepara-se no mais tradicional curso do Estado.

Ainda postarei as outras fotos com o resto do pessoal durante a semana, quando começarei a postar questões simuladas para treinarem.

Desculpem-me se esqueci (claro que esqueci!!!) o nome de alguém. Se algum "esquecido" aparecer pelo BLOG basta colocar no campo comentário uma postagem com o nome que terei prazer em incluí-lo, ok.

Então sintam-se todos abraçados! Agradeço o empenho e participação de todos, entre eles os que ainda lembro nominalmente:
Luciana e Cilene;
Miguel, Bruno, Breno e Marcela, Alexandre e Cristiane;
Wilson, Ana e Jessica, Bruna, Roberto;
Prof. Leandro e o outro Leandro;
André, Vanessa, Eduardo e Clarissa
.

CURSO FRAGA - AULA 01 - TURMA DE SÁBADO - 23/10/10


Nos vemos em breve!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

LISTA SÊXTUPLA PARA O STJ - 2010

Nomes da OAB para o STJ serão escolhidos em 22 de novembro

(20.10.10)

Foi transferida para 22 de novembro, às 15 horas, a sessão do Tribunal Pleno do STJ destinada a elaborar as listas tríplices para preenchimento de vagas de ministro.

As listas, a serem enviadas ao presidente da República serão formadas a partir de listas sêxtuplas apresentadas ao STJ pelo Conselho Federal da OAB.

As três vagas na composição do STJ foram abertas com as aposentadorias dos ministros Pádua Ribeiro, Humberto Gomes de Barros e Nilson Naves. A sessão do Tribunal Pleno, inicialmente prevista para 9 de novembro, foi adiada por decisão do Conselho de Administração. (Com informações do STJ).

FONTE: ESPAÇO VITAL

CURSO FRAGA - PRIMEIRAS TURMAS


As INSCRIÇÕES para as turmas preparatórias para o 43º Exame do Rio de Janeiro (3/2010 nacional)já encontram-se abertas.


As aulas iniciam em 23 de outubro e as turmas são aos sábados (intensivas)e durante a semana, nos turnos da manhã, tarde e noite realizam-se os encontros das turmas regulares.

Dica: quem começa nessas primeiras turmas sempre tem vantagens... Além de se preparar com mais calma, sempre o Professor Fraga dá aulas bônus. (No quadrimestre que passou, por exemplo, os alunos das chamadas "TURMAS 1" tiveram a oportunidade de contar, na minha disciplina, com um simulado com correção em aula, pois ganharam mais uma aula além das outras turmas...)

Aproveite a dica e matricule-se nas primeiras turmas do CURSO FRAGA, o mais tradicional curso preparatório do Rio de Janeiro e com o maior índice de aprovação no Exame de Ordem há mais de uma década.

www.cursofraga.com.br


ENCONTROS DE DEONTOLOGIA JURÍDICA DAS PRIMEIRAS TURMAS

CURSO FRAGA - TURMA REGULAR - MANHÃ
27/10/10 quarta-feira
06/12/10 segunda-feira
10/01/11 segunda-feira


CURSO FRAGA - TURMA REGULAR - TARDE
16/11/10 terça-feira
07/12/10 terça-feira
03/01/11 segunda-feira


CURSO FRAGA - TURMA REGULAR - NOITE
27/10/10 quarta-feira
16/12/10 quinta-feira
12/01/11 quarta-feira


CURSO FRAGA - TURMA SÁBADO/DOMINGO
23/10/10 sábado manhã
04/12/10 sábado Tarde

ACERTE A CABEÇA DO SERRA

24/10/2010 17:00 - Tentei jogar mas tiraram o joguinho do ar... infelizmente, pois era bem bacaninha...

Clique no Link abaixo da imagem e jogue um game politicamente incorreto mas bem bacaninha. Divertido e viciante...





(não adianta mais clicar neste link pois o jogo foi tirado do sistema)

sábado, 16 de outubro de 2010

CEPAD - Aulas começam em novembro

O CEPAD sempre manteve em seus quadros um corpo docente de alta qualidade para ministrar aulas para turmas preparatórias para o Exame da OAB. Além de mim, o meu amigo e competente professor PAULO MACHADO estamos preparando os alunos do CEPAD em diversos módulos.

As turmas com aulas semanais têm início no já em novembro e as aulas da noite ocorrerão de 2ª a 6ª (18:30 ás 21:45) com o Prof. PAULO MACHADO. A turma matinal regular (2ª a 6ª - 08:30 ás 11:45) ficam sob minha responsabilidade. Também estarei nas turmas intensivas nos encontros durante os fins de semana.

O sucesso das AULAS DE RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS foi tanto que repetiremos o módulo, que possuem turnos durante a manhã e a noite. Marquei esses encontros bem próximos a data provável do próximo Exame.

Para maiores informações acesse http://www.cepad.com.br e conheça o corpo docente e obter mais dados sobre cada módulo oferecido. (ou clique AQUI)






CEPAD - TURMA SÁBADO/DOMINGO
28/11/10 domingo Tarde
09/01/11 domingo manhã

CEPAD - TURMA REGULAR - MANHÃ
11/11/10 quinta-feira
16/11/10 terça-feira
07/01/11 sexta-feira

CEPAD - EXERCÍCIOS
14/01/11 sexta-feira Manhã
14/01/11 sexta-feira Noite

CURSO ESFERA - Sua nova opção com corpo docente experiente


Uma nova proposta de Curso Jurídico, tendo por meta principal o respeito ao aluno é o que se propõe o CURSO ESFERA, que reúne um grupo de experientes professores e já nasce grande, com três unidades espalhadas pelo Estado (Centro, Nova Iguaçu e Petrópolis).
Confira o corpo docente acessando
http://cursoesfera.com.br/conteudo/3/corpo_docente.

Conheça mais das propostas clicando AQUI.

CURSO ESFERA - TURMA REGULAR - TARDE
29/11/10 segunda-feira
15/12/10 quarta-feira
13/01/11 quinta-feira

CURSO ESFERA- TURMA REGULAR - MANHÃ
29/11/10 segunda-feira
13/12/10 segunda-feira
06/01/11 quinta-feira

CURSO ESFERA - TURMA REGULAR – UNIDADE NOVA IGUAÇU
25/11/10 quinta-feira
08/12/10 quarta-feira
05/01/11 quarta-feira


Unidade CentroAvenida Presidente Antônio Carlos, 607 - 2º Andar - Centro / RJ
Tel.: (21) 2531-1600 / 2531-1603

Unidade Nova IguaçuRua Coronel Francisco Soares, 66 - Centro - Nova Iguaçu / RJ Tel.: (21) 2667-1839 / 2668-5191

Unidade PetrópolisRua Marechal Deodoro, 229 - Centro - Petrópolis / RJ Tel.: (24) 2243-3839

CURSO LEXUS - Novas Turmas

O Curso LEXUS, na Barra da Tijuca, possui confortáveis instalações no Shopping Downtown e conta com um corpo docente Coordenado pelo experiente RENE LONGO. Já estão abertas as incrições para as turmas preparatórias para o 43º Exame, que têm início em novembro.

Os encontros ocorrem no horário de 14h às 17h e as aulas ocorrem durante a semana.

O CURSO LEXUS é um curso jurídico que acima de tudo respeita o aluno e se compromete com seu projeto de vida, e tem como diferencial o excelente corpo docente associado ao atendimento
personalizado

Para maiores informações acesse http://www.cursolexus.com.br/index.php.

Para conhecer o corpo docente acesse http://www.cursolexus.com.br/turmas_resultado.php?id_curso=38.

Ou então visite a unidade localizada na Av. das Américas 500, BL3. Loja - 129 - Shopping Downtown - Barra da Tijuca ou ligue para 2494-9302 / 3215-4062






CURSO LEXUS - TURMA REGULAR - TARDE
03/12/10 sexta-feira
09/12/10 quinta-feira
11/01/11 terça-feira



CURSO LEXUS - TURMA SÁBADO/DOMINGO INTENSIVA
29/01/11 sábado Tarde

VOX JURIS - Exame 3/2010

Com sede na Ilha do Governador, o VOX JURIS possui turma preparatória para o Exame da Ordem em sua sede e também na unidade de DUQUE DE CAXIAS. e os alunos contam com uma metodologia de ensino voltada para a análise conclusiva das questões pertinentes e percebidas nos últimos exames, onde os professores irão abordar, sistematicamente, os institutos jurídicos presentes nos exercícios.

As moderníssimas e confortáveis instalações encontram-se localizadas na Estrada do Galeão 2.315, Grupos 224 / 226.

Agende sua visita ligando para 3353-5090 2462-4140 7860-7679 ID 10*18663.

Conheça mais acessando

http://www.voxjuris.com.br/index.html



confira o corpo docente em

http://www.voxjuris.com.br/cursos.html

As aulas da turma de DUQUE DE CAXIAS têm início em 30 DE OUTUBRO.







UNIDADE CAXIAS - VOX JURIS - TURMA SÁBADO/DOMINGO
30/10/10 sábado


UNIDADE ILHA - VOX JURIS - TURMA SÁBADO/DOMINGO
20/11/10 sábado


UNIDADE CAXIAS - VOX JURIS - TURMA REGULAR - NOITE
17/11/10 quarta-feira
24/11/10 quarta-feira

VISITE ESTE BLOG CLICANDO NA FIGURA