CONTEÚDO DESTA PÁGINA
Neste Blog todos os interessados tem acesso total e gratuito sem necessidade de cadastro. Os alunos do Professor Roberto Morgado complementam o conteúdo ministrado em aulas presenciais/telepresenciais.

O BLOG é basicamente alimentado com:
*questões simuladas e de Exames da OAB acompanhadas das fotos das turmas presenciais do Professor Morgado;

*julgados, dicas, macetes, animações e vídeos(correções de exames, dicas, etc);
*links baixar arquivos produzidos pelo professor, tais como apostilas, normas legais, artigos jurídicos, simulados, provas anteriores, dicas (para impressão), etc.;

*Notícias e textos de interesse geral e/ou jurídico.

Peço aos visitantes que respondam a enquete. Caso queira , deixe comentários(podem ser anônimos) com sugestões, críticas e opiniões sobre o conteúdo e formato do BLOG.

Bons estudos a todos os visitantes, meus novos amigos-blogueiros!


Empresas onde atualmente (2013) ministra aulas presenciais e/ou on-line:

(ordem alfabética) ALCANCE concursos jurídicos, CASA DO CONCURSEIRO, CEJURIS, CONCURSO VIRTUAL,CURSO ESFERA, CURSOdeCONCURSOS, LEXUS cursos jurídicos, MAIOR APPROBATIONE, MASTER JURIS, OAB NA WEB, SIGNORELLI e SUPERPROFESSORES

(empresas onde já trabalhou)

CANAL DOS CONCURSOS, CEPAD-DAMÁSIO, CURSO FÓRUM, CURSO FRAGA, CURSO LUCIANO VIVEIROS, ESA-Conselho Seccional do Rio de Janeiro, GMX Preparatórios, IBMEC, UNIGRANRIO, UNIVERCIDADE e VOX JURIS

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

MUITO interessante. O texto e os comentários

Agora, às 04:52 da manhã de sexta-feira que precede o carnaval brasileiro iniciei uma busca com base na informação encontrada na postagem de Alexandre sobre possível fraude no Exame 3-07 num dos Estados da Federação.
Não encontrei nada até agora (iniciei há menos de 10 minutos mas não há nada na internet, até agora, sobre o narrado. PÔXA, ALEXANDRE, ouviu isso de quem?rs). De qualquer forma, entendo todos os reprovados e sua busca por algum tipo de “esperança” após a reprovação. Caso seja isso, peço que como eu RESPEITEM os que ainda buscam a aprovação por meio de recursos, analogias, interpretações inovadoras, propositura de Mandados de Segurança muito loucos e etc. A busca por esperança é um dom, em minha opinião.

Mas como ia dizendo, MUITO INTERESSANTE mesmo é a opinião do renomado doutrinador Sílvio de Salvo Venosa, postado eletrônicamente na Revista Consultor Jurídico, 31 de janeiro de 2008.
Após refletir sobre o desvirtuamento do conteúdo dos Cursos Jurídicos (para o Exame da OAB e concursos públicos), expressaa opinião que concordo integralmente, nos seguintes termos:

O que mais preocupa nesse quadro é mesmo o desvirtuamento do curso superior de Direito, que deve preparar um profissional para a vida, incluindo aí sua profissão. Nessa altura, o acadêmico passa a exigir que suas escolas e seus professores comentem os exames da OAB, tragam casos práticos, questões de algibeira que podem ser inseridas nas provas, fazendo tabula rasa dos ideais maiores dos cursos de Direito. Temos notado uma rejeição quase sistêmica às matérias fundamentais e absolutamente essenciais, que formam o pensamento do futuro profissional, como a introdução ao estudo do Direito, Direito romano, filosofia e sociologia jurídicas, antropologia, história do Direito, etc..

MAIS INTERESSANTE AINDA são os COMENTÁRIOS.Pontos de vista antagônicos e com fundamentação prática-pessoal de cada um. Coisas do tipo:

Passar no exame da OAB só demonstra que o bacharel está preparado para ...
... passar no exame da OAB.
Não demonstra que ele está preparado para a advocacia. Nem garante.
(...)
Um aluno de faculdade "fuleira" que faça um bom cursinho, passa do mesmo jeito que um aluno de boa faculdade.
Passa com nota mais baixa.
Mas passa


ou então:

Provavelmente deve lecionar em alguma Faculdade, atualmente as Faculdades, não fazem o bacharel que sera um futuro advogado, eles criam um ser de laboratorio, que é induzido a comprar livros de autores exdruxulo.(sic)
O Exame da OAB, traz a igualdade no Direito, traz o verdadeiro advogado, posto que, a vida da advocacia é luta, e não facilidades (...)


Vale a pena.

acesso ao artigo comentado, clique aqui

Ps.:Nota-se de forma clara uma coisa: Quem não lê ou não quer ler, acaba escrevendo coisas como "autores exdruxulo"... sem plural, sem acento, sem um monte de coisas... Bem sabemenos que postagens são digitadas rapidamente e postadas, quase sempre, sem que nem mesmo façamos qualquer revisão. É fácil iddentificaarr errps dde digitsçãão, mas concordância, acentuação, e etc. são claramente identificadas.
Exemplos?
"a vida não é ... facilidadeS?";
"a vida do advogado ou a vida na advocacia? Da advocacia não..."
entre outros.

sAbraaçços,

Morgaod

4 comentários:

  1. Olá prof, eu sou o Alessandro seu aluno da turma 1 do Fraga a tarde, lembra??? Vc colocou uma foto minha aki no blog p minhas filhas verem. Pois bem, passado o festejo do Momo, gostaria de ter melhores noticias, mas infelizmente tive 47 acertos na prova e não passei a segunda fase. Mas tenho a maior satisfação em lhe dizer que graças às suas aulas acertei todas as questões de deontologia. Espero melhor desempenho na próxima. Um forte abraço do amigo Alessandro.

    ResponderExcluir
  2. E ai Mestre tudo bom? Fui seu aluno do 33º exame e graças a Deus ja estou com a carteira de advogado. Seu blog como sempre bombando hein. E ai o livro sai qdo para podermos comprar? E aquele seu amigo? Lembra? Aquele que adora a tergiversação, tem noticias dele? Tenho saudades daquelas aulas que voce dava. Rendiam uma maravilha. Sucesso pra voce sempre.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Grande Alessandro!!

    Claro que lembro-me de você, sentado na primeira carteira e ávido por conhecimento, fazendo perguntas que vários queriam fazer e ficavam sem graça; você faz parte das pessoas que tornam a aula mais dinâmica e interessante.
    Espero que suas filhas tenham ficadas felizes ao ver o papai estudando, dando bom exemplo a elas.
    Passou perto, Alessandro, com 47 pontos. Mas lembre-se que todo TESTE é injusto, por assim dizer. Tenho certeza que dentro em breve irá ser aprovado. Lembre-se que são três por ano e, no meu entender, o seu caso é simples questão de tempo. Não foram minhas aulas que o fizeram gabaritar Deontologia, mas seu esforço e atenção ao conteúdo ministrado.De qualquer forma, fico muito honrado e feliz pelo seu sucesso.

    Grande abraço e espero vê-lo novamente, seja antes ou após sua aprovação; ou seja, muito em breve.

    Fique com Deus e mande um beijo para suas filhas do “Tio” Morgado.

    ResponderExcluir
  4. Pôxa Marcelo, que bom vc aparecer por aqui tanto tempo depois de nossos encontros em sala de aula. Obrigado por vir dar-me essa boa notícia de sua conquista!

    Quanto ao "LÉO", não tenho encontrado-o, mas esperamos - eu, vc e toda a classe de advogados - que não estaje se aventurando na advocacia por aí... para bem dos clientes, da classe, do judiciário...rsss

    Um grande abraço, vencedor.

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM. A MANUTENÇÃO DESSA PÁGINA DEPENDE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DO NÚMERO DE COMENTÁRIOS POSTADOS POIS REPRESENTA O INTERESSE DOS BLOGUEIROS NOS ASSUNTOS ABORDADOS.