CONTEÚDO DESTA PÁGINA
Neste Blog todos os interessados tem acesso total e gratuito sem necessidade de cadastro. Os alunos do Professor Roberto Morgado complementam o conteúdo ministrado em aulas presenciais/telepresenciais.

O BLOG é basicamente alimentado com:
*questões simuladas e de Exames da OAB acompanhadas das fotos das turmas presenciais do Professor Morgado;

*julgados, dicas, macetes, animações e vídeos(correções de exames, dicas, etc);
*links baixar arquivos produzidos pelo professor, tais como apostilas, normas legais, artigos jurídicos, simulados, provas anteriores, dicas (para impressão), etc.;

*Notícias e textos de interesse geral e/ou jurídico.

Peço aos visitantes que respondam a enquete. Caso queira , deixe comentários(podem ser anônimos) com sugestões, críticas e opiniões sobre o conteúdo e formato do BLOG.

Bons estudos a todos os visitantes, meus novos amigos-blogueiros!


Empresas onde atualmente (2013) ministra aulas presenciais e/ou on-line:

(ordem alfabética) ALCANCE concursos jurídicos, CASA DO CONCURSEIRO, CEJURIS, CONCURSO VIRTUAL,CURSO ESFERA, CURSOdeCONCURSOS, LEXUS cursos jurídicos, MAIOR APPROBATIONE, MASTER JURIS, OAB NA WEB, SIGNORELLI e SUPERPROFESSORES

(empresas onde já trabalhou)

CANAL DOS CONCURSOS, CEPAD-DAMÁSIO, CURSO FÓRUM, CURSO FRAGA, CURSO LUCIANO VIVEIROS, ESA-Conselho Seccional do Rio de Janeiro, GMX Preparatórios, IBMEC, UNIGRANRIO, UNIVERCIDADE e VOX JURIS

quarta-feira, 27 de abril de 2011

AMIGOS-ALUNOS DA BAIXADA FLUMINENSE

Cheguei com mais de uma hora de antecedência no encontro desta terça-feira em Nova Iguaçu. Também, sabe-se lá o que encontraria depois da chuva que castigava o Estado desde a noite anterior e por isso saí um pouco mais cedo pois não queria atrasar-me para reencontrar os amigos da Baixada Fluminense.

Senti falta de minha amiga gabaritadora Neli e alguns tiveram de sair mais cedo, como meu chapa Alexandre e Rodrigo com sua turminha.

Um abraço para todos através dos que me recordo o nome no momento, tais como: Janaína, Ana e Paula (sempre participativas!) e os atentos Junior, Aurélio, Diogo e Adilson; além de Vinícius, Lucimar, Eliane e Tatiana, Na primeira aula também estavam Renato, Renan Anaeli, Jéssica e Larissa, Fernando e Ernesto.

Conforme prometido em nosso encontro, onde aprenderam "os três passos" para resolver as questões de incompatibilidade e impedimento, coloco 10 questões sobre o tema para treinarem junto com os Blogueiros.

Ps.: não se esqueçam que só coloco o gabarito após alguém colocar a sua alternativa no campo comentários... Fico aguardando os interessados.(basta postar A, B, C ou D se não quiser comentar a questão, ok!)



CURSO ESFERA - NOVA IGUAÇU - AULA 2 - 26/04/2011

não posso deixar de registrar...

São inúmeras as demonstrações de carinho e respeito com a atividade docente que exerço; mas algumas não posso deixar de compartilhar com os blogueiros tão grande é minha satisfação ao recebê-las.

Pequenos gestos de gentileza como de meu amigo-aluno LUIZ CLÁUDIO é, como costumo repetir, o maior incentivo para manter esse Blog.

Valeu Luiz! Obrigado de coração!

MENSAGEM RECEBIDA EM MINHA CAIXA DE MENSAGENS ( rnmorgado@hotmail.com )

Date: Tue, 26 Apr 2011 10:22:07
O quê seria de nós, meros mortais, sem esse blog ? Meus parabéns, professor Morgado, pelo compretimento que tens com o aluno. A maioria dos cursinhos só visam o lucro e o que pude observar a respeito do senhor é que sua preocupação é com a aprovação do aluno. Tive o prazer de gabaritar sua matéria e, por esse motivo, ultrapassei a barreira da 1ª fase.

Deixarei um bizu para quem quiser gabaritar sua matéria :

1º assistir pelo menos 5 aulas sua;
2º adquirir seu livro e fazer todos os exercícios;
3º fazer todos os exercícios disponíveis no blog;
4º ler a legislação indicada.

Basicamente foi o quê fiz e deu certo. Essa disciplina é fundamental para o exame de ordem.

Abração

SIMULADA 1/2011 1341 IMPED. E INCOMPAT.

FGV - EXAME 2.2010 (26/09/2010)

Fábio, advogado com mais de dez anos de efetiva atividade, obtém a indicação da OAB para concorrer pelo quinto constitucional à vaga reservada no âmbito de Tribunal de Justiça.
No curso do processo também obtém a indicação do Tribunal e vem a ser nomeado pelo Governador do Estado, ingressando nos quadros do Poder Judiciário.
Diante disso, à luz das normas estatutárias ocorrerá:


(A) o cancelamento da inscrição como advogado.
(B) a suspensão até que cesse a incompatibilidade.
(C) o licenciamento do profissional.
(D) a passagem para a reserva do quadro de advogados.

CURSO ESFERA - NOVA IGUAÇU - AULA 2 - 26/04/2011

SIMULADA 1/2011 1342 IMPED. E INCOMPAT.

SIMULADA 1/2011 1342 IMPED. E INCOMPAT.
OAB/RJ - DEZ/2004
1 - O advogado militante, Augusto César, regularmente inscrito na OAB-RJ, foi eleito em assembléia de acionistas e empossado Presidente do Banco Bradesco S.A.- Pergunta-se: Como fica a situação de Augusto César junto a OAB-RJ e quanto ao exercício da Advocacia?
a) Terá sua inscrição na OAB-RJ cancelada e, conseqüentemente não poderá mais exercer a advocacia.;
b) Será licenciado pela OAB-RJ e, conseqüentemente, não poderá exercer a advocacia durante o tempo em que for Presidente do Banco Bradesco S.A..;
c) Continuará inscrito na OAB-RJ e exercendo a advocacia, ficando porém impedido de advogar contra o Banco Bradesco, que o remunera.;
d) Continuará inscrito na OAB-RJ e exercendo a advocacia normalmente sem qualquer restrição, por se tratar de Banco privado.;

CURSO ESFERA - AULA 2 -12/04/2011 - Turma da Tarde

SIMULADA 1/2011 1344 IMPED. E INCOMPAT.

SIMULADA 1/2011 1344 IMPED. E INCOMPAT.
CEARÁ AGOSTO/1999
49) Nehemias de Souza, advogado inscrito na OAB-CE sob o nº 15.001, é candidato a Prefeito do Município de Jucás, cuja eleição será realizada em 15 de outubro próximo. Isso acarreta, em relação ao exercício da advocacia:
a) incompatibilidade;
b) impedimento para ações contra a Fazenda do Município;
c) a incompatibilidade somente se verificará após a eleição para o cargo de Prefeito;
d) o impedimento somente se verificará após a eleição para o cargo de Prefeito.

CURSO FRAGA - NITERÓI -12/04/2011 - Turma da manhã

SIMULADA 1/2011 1345 IMPED. E INCOMPAT.

SIMULADA 1/2011 1345 IMPED. E INCOMPAT.
OABMG – III/2006
04 - Caius Iulius Caesar, advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais, foi eleito para o cargo de Deputado Estadual, razão pela qual:
a) poderá continuar a exercer normalmente a advocacia, não havendo qualquer impedimento ou incompatibilidade.
b) poderá continuar a exercer a advocacia, mas estará impedido de litigar contra ou a favor das pessoas jurídicas de direito público, empresas públicas, sociedade de economia mista, fundações públicas, entidades paraestatais.
c) deverá pedir a licença de sua inscrição durante o exercício do mandato, já que a função de membro do Poder Legislativo é incompatível com o exercício da advocacia.
d) deverá pedir o cancelamento de sua inscrição, já que a função de membro do Poder Legislativo é incompatível com o exercício da advocacia.

CURSO ESFERA - NOVA IGUAÇU - AULA 2 - 26/04/2011

SIMULADA 1/2011 1349 IMPED. E INCOMPAT.

SIMULADA 1/2011 1349 IMPED. E INCOMPAT.
OABDF AGO 2006
Assinale a alternativa CORRETA. “São impedidos de exercer a advocacia:”
a) ocupantes de cargos ou funções vinculados direta ou indiretamente a qualquer órgão do Poder Judiciário e os que exercem serviços notariais e de registro;
b) militares de qualquer natureza, na ativa;
c) os servidores da administração direta, indireta ou fundacional, contra a Fazenda Pública que os remunere ou à qual seja vinculada a entidade empregadora;
d) ocupantes de funções de direção e gerência em instituições financeiras, inclusive privadas.


CURSO ESFERA - NOVA IGUAÇU - AULA 2 - 26/04/2011

SIMULADA 1/2011 1350 IMPED. E INCOMPAT.

SIMULADA 1/2011 1350 IMPED. E INCOMPAT.
OABDF
O advogado é um dos pilares da prestação da tutela jurisdicional do Estado. Para tanto, o advogado depende da independência e da liberdade no exercício profissional. Para dar essa garantia, a lei previu incompatibilidades e impedimentos. As alternativas abaixo elencam algumas hipóteses dessas previsões. Assinale a alternativa que contempla, somente, incompatibilidades.
( ) a) Deputados, delegados e professores de universidades públicas;
( ) b) Juizes, promotores, advogados da Advocacia Geral da União que não sejam Advogados Gerais;
( ) c) Militares da ativa, policiais e servidores da administração fundacional;
( ) d) Gerentes de banco, Presidente da Mesa do Poder Legislativo e ocupantes de cargo que tenham como competência o lançamento de tributos.

UniverCidade - Sábado - 09/04/2011


UniverCidade - Sábado - 09/04/2011

terça-feira, 26 de abril de 2011

SIMULADA 1/2011 1340 ATIVIDADE

Assinale a alternativa incorreta no que se refere ao EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DE ADVOGADO:

a) O cargo público de procurador autárquico é atividade privativa de advogado, nos termos do § 1º do art. 3º, do Estatuto (Lei 8.906/94) e, assim sendo, essa circunstância que impede o exercício daquela função pública, sem estar inscrito na OAB;
b) Atividade de Defensor Público é privativa dos inscritos na OAB, por força das atividades exercidas e do art. 3º da Lei 8906/94
c) a atividade de consultoria jurídica é privativa de advogado, conforme o art. 1°, inciso ii, do estatuto da advocacia podendo ser exercida no brasil ou no exterior
d) O cargo de advogado geral da união (nível I) não é atividade privativa de advogado, e nada impede o exercício daquela função pública, sem estar inscrito na OAB se o provimento neste cargo deu-se antes da Constituição Federal de 1988 e com base em concurso público.


UniverCidade - Sábado - 09/04/2011

close em minha amiga Isabele na UniverCidade - Sábado - 09/04/2011

SIMULADA 1/2011 1339 mandato

Assinale a alternativa incorreta no que se refere ao MANDATO:

a) o advogado que teve mandato revogado por vontade do cliente não tem mais direito ao recebimento das verbas honorárias nos termos do art. 14 do Código de Ética e Disciplina ,

b) Advogados que atuam em sociedade não podem patrocinar clientes comuns com interesses conflitantes – na forma do artigo 17 do CED

c) Tendo ficado evidenciado que o advogado atuara em processo, mesmo sabendo da existência de outro procurador constituído, caracteriza-se o cometimento da violação do preceituado no art. 11 do Código de Ética e Disciplina da OAB, implicando, assim, na pena de censura prevista no art. 36 inciso II da Lei 8906/94.

d) Advogado que recebe procuração diretamente do cliente, intervindo em feito judicial aos cuidados de outro colega, sem prévio conhecimento daquele só é tolerável em razão de urgência, na forma do art. 11 do Código de Ética e Disciplina





SIMULADA 1/2011 1338 SIGILO

O respeito ao sigilo profissional deve ser perene. Porém, muito embora não exista expressa estipulação legal, os Tribunais de Ética têm recomendado que o advogado que recebeu mandato conjunto de ambos os cônjuges para patrocinar separação consensual e posterior conversão deste em divórcio deve, antes de ingressar com ação de revisão de pensão alimentícia em nome de um dos ex-cônjuges contra o outro respeitar o prazo de:

a) 1 ano

b) 2 anos

c) 3 anos

d) 5 anos




CURSO ESFERA - AULA 2 -12/04/2011 - Turma da Tarde

SIMULADA 1/2011 1337

A celebração de convênios com prestadores de serviços de assistência funerária, objetivando prestação de serviços jurídicos aos interessados, clientes dessa empresa funerária, com redução de valores estabelecidos na Tabela de Honorários da OAB, implica em:

a) Exercício ilegal da profissão

b) Concorrência desleal

c) captação de clientes e/ou causas

d) exercício regular do direito





ESFERA - AULA 1 - 04/04/2011 - TURMA DA NOITE


ESFERA - AULA 1 - 04/04/2011 - TURMA DA NOITE

sexta-feira, 22 de abril de 2011

FACEBOOK

ATALHO FACEBOOK
Roberto Morgado


Criar seu atalho

SIMULADA 38º 493 atividade(REPOSTAGEM)

OABDF AGO 2003
Assinale a alternativa certa:
( ) a) No caso de colidência entre a função pública e o ministério privado da profissão o advogado deverá fazer prevalecer a função pública.
( ) b) A impetração de habeas corpus é atividade privativa da advocacia.
( ) c) O recurso de habeas corpus não se inclui na atividade privativa da advocacia.
( ) d) A divulgação da advocacia com outra atividade é permitida.


CURSO ESFERA - AULA 2 -12/04/2011 - Turma da Tarde


ESFERA - AULA 1 - 04/04/2011 - TURMA DA NOITE

SIMULADA 19 mandato(REPOSTAGEM)

OABRS AGO 2006

Assinale a assertiva incorreta.
(A) Em nenhuma hipótese poderá o advogado postular em juízo sem que faça prova do mandato.
(B) A procuração para o foro em geral habilita o advogado a praticar todos os atos judiciais, em qualquer juízo ou instância, salvo os que exijam poderes especiais.
(C) O advogado que renunciar ao mandato continuará, durante os 10 dias seguintes à notificação da renúncia, a representar o mandante, salvo se for substituído antes do término desse prazo.
(D) O substabelecimento do mandato sem reservas de poderes exige o prévio e inequívoco conhecimento do cliente.



CURSO FRAGA - NITERÓI -12/04/2011 - Turma da manhã

SIMULADA 38º 492 atividade(REPOSTAGEM)


1ª AULA DA TURMA 1 – SÁBADO – CURSO FRAGA – 14/02/09

OABDF MAR 2003
O Código de Ética e Disciplina da OAB estabelece, claramente, as regras deontológicas fundamentais. Uma delas é sobre a dupla característica do advogado: Função Pública e Ministério Privado. Assinale a alternativa correta.
( ) a) O advogado não é indispensável à administração da justiça apesar da dicção do art. 133 da Constituição.
( ) b) O ministério privado sempre deverá prevalecer.
( ) c) em caso de colidência entre a função pública e o ministério. privado, a primeira é que deverá prevalecer.
( ) d) NDA.



CURSO FRAGA - NITERÓI -12/04/2011 - Turma da manhã

SIMULADAS VARIADAS-ATIVIDADE(REPOSTAGEM)

Para "divertir" e treinar durante o fim de semana meus alunos do Curso Fraga e do CEPAD que já tiveram as primeiras aulas onde tratamos de ATOS PRIVATIVOS, TIPOS DE ADVOCACIA, NULIDADE e outros temas relacionados a atividade da advocacia.

Aí vão algumas questões sobre ATIVIDADE DA ADVOCACIA encontradas nos últimos quatro exames do RIO GRANDE DO SUL.(AGO/DEZ 2006 e MAR/AGO 2007).

81 A 84 - ATIVIDADE
85 - ADVOGADO EMPREGADO
86 E 87 - NULIDADE
88 A 90 - DIREITOS DO ADVOGADO

Divirtam-se!
Abraços,
Morgado



SIMULADA Nº81
atividade

Assinale a assertiva correta segundo o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (Lei no 8.906/1994).
(A) É atividade privativa do advogado a impetração de habeas corpus.
(B) Não há impedimento legal para a divulgação da advocacia em conjunto com outra atividade paralela.
(C) Ao advogado é assegurado o direito de exercício de sua profissão em todo o território nacional.
(D) A atividade de consultoria jurídica não é privativa do advogado, mas só pode ser exercida por quem é bacharel em Direito.

SIMULADA Nº82
atividade

Considere as assertivas abaixo.
I - É direito do advogado exercer, com liberdade, a profissão em todo o território nacional, mas aquele
que postular com habitualidade em outros Conselhos Seccionais que não o da sua inscrição principal
deverá promover, naqueles, as respectivas inscrições suplementares.
II - Não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos, mas o advogado não tem o direito de ingressar livremente nos cancelos que separam a parte reservada aos magistrados nas salas e sessões dos Tribunais.
III - O advogado tem o direito de dirigir-se diretamente aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, independentemente de horário previamente marcado ou outra condição, observando-se a ordem de chegada.
Quais são corretas de acordo com a Lei no 8.906/1994?
(A) Apenas I
(B) Apenas II
(C) Apenas I e III
(D) I, II e III

SIMULADA Nº83
atividade

Em relação ao exercício da atividade de advocacia, assinale a assertiva incorreta segundo a Lei no 8.906/1994.
(A) No exercício de sua profissão, o advogado é inviolável por seus atos e manifestações, nos limites da lei.
(B) O estagiário de advocacia regularmente inscrito na OAB não pode exercer atividades de consultoria e assessoria jurídicas, mesmo que em conjunto com advogado e sob responsabilidade deste, posto que tais atividades são privativas do advogado.
(C) O advogado, afirmando urgência, pode atuar sem procuração desde que a apresente no prazo de 15 dias, prorrogável por igual período.
(D) O estatuto social de uma sociedade anônima só pode ser admitido a registro, nos órgãos competentes, se visado por advogado.

SIMULADA Nº84
Atividade

Assinale a assertiva correta de acordo com o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (Lei no 8.906/1994).
(A) A impetração de habeas corpus não se inclui na atividade privativa da advocacia.
(B) As Procuradorias e Consultorias Jurídicas dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das respectivas entidades de administração indireta e fundacional não exercem atividade de advocacia, uma vez que se sujeitam tão-somente a seu próprio regime jurídico.
(C) Ao advogado é assegurado o direito de exercício de sua profissão somente nos limites geográficos do território do Estado/Distrito Federal onde estiver registrado junto ao respectivo Conselho Seccional da OAB.
(D) São anuláveis os atos privativos de advogado praticados por pessoa não inscrita na OAB.

SIMULADA Nº85
Advogado empregado

Em relação ao advogado empregado, assinale a assertiva correta.
(A) Subordina-se tecnicamente a seus empregadores, sejam eles profissionais habilitados para a advocacia ou não, dado que a relação é empregatícia.
(B) Não está obrigado à prestação de serviços profissionais de interesse pessoal dos empregadores fora da relação de emprego.
(C) Em nenhuma hipótese, sua jornada de trabalho poderá exceder a duração diária de 4 horas contínuas e a de 20 horas semanais.
(D) As horas trabalhadas que excederem a jornada normal serão remuneradas por um adicional não inferior a 50% sobre o valor da hora normal, mesmo havendo contrato escrito.

SIMULADA Nº86
nulidade

Em relação à atividade de advocacia prevista no Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (Lei no 8.906/1994), assinale a assertiva incorreta.
(A) São nulos os atos privativos de advogado praticados por pessoa não inscrita na OAB, sem prejuízo das sanções civis, penais e administrativas.
(B) São nulos os atos praticados por advogado impedido. no âmbito do impedimento ., suspenso, licenciado ou que passar a exercer atividade incompatível com a advocacia.
(C) No exercício da profissão, o advogado é inviolável por seus atos e manifestações, nos limites do Estatuto da Advocacia.
(D) Os Procuradores da Fazenda Nacional não exercem atividade de advocacia.

SIMULADA Nº87
nulidade

Um advogado, suspenso pelo Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, durante o período em que sua suspensão foi determinada, contesta ação movida contra si, advogando, portanto, em causa própria. Diante deste quadro, assinale a assertiva correta.
(A) A contestação é nula, já que o advogado restara suspenso, mas outro advogado poderá renovar o ato processual anulado, bastando que seja constituído para tanto.
(B) A contestação é nula, pois o advogado não pode postular em causa própria.
(C) A contestação é nula, uma vez que o advogado restara suspenso.
(D) O juiz deverá intimar o advogado suspenso a constituir novo procurador, sob pena de nulidade do ato praticado.

SIMULADA Nº88
Direito do advogado

Segundo o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (Lei no 8.906/1994), assinale a assertiva incorreta.
(A) É direito do advogado retirar autos de processos findos, mesmo sem procuração, pelo prazo de 10 dias, sem que haja qualquer restrição a tal direito.
(B) É direito do advogado examinar em qualquer repartição policial, mesmo sem procuração, autos de flagrante e de inquérito, findos ou em andamento, ainda que conclusos à autoridade, podendo copiar peças e tomar apontamentos.
(C) É direito do advogado ser publicamente desagravado, quando ofendido no exercício da profissão ou em razão dela.
(D) É direito do advogado usar da palavra, pela ordem, em qualquer juízo ou tribunal, mediante intervenção sumária, para esclarecer equívoco ou dúvida surgida em relação a fatos, documentos ou afirmações que influam no julgamento, bem como para replicar acusação ou censura que lhe forem feitas.

SIMULADA Nº89
Direito do advogado

Assinale a assertiva incorreta segundo o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (Lei no 8.906/1994).
(A) É direito do advogado retirar em carga os autos de processos judiciais pelos prazos legais, exceto os que correm sob regime de segredo de justiça.
(B) É direito do advogado reclamar, verbalmente ou por escrito, perante qualquer juízo, tribunal ou autoridade, contra a inobservância de preceito de lei, regulamento ou regimento.
(C) No processo judicial, o advogado contribui, na postulação de decisão favorável ao seu constituinte, para o convencimento do julgador, e seus atos constituem múnus público.
(D) O advogado não tem direito a se comunicar com seus clientes que se acharem detidos em estabelecimentos militares uma vez que essa detenção não tem natureza criminal, sendo medida meramente disciplinar/administrativa.

SIMULADA Nº90
Direito do advogado
Assinale a assertiva incorreta segundo o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (Lei no 8.906/1994).
(A) Constitui direito do advogado comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos.
(B) O advogado não pode recusar-se a depor como testemunha sobre fato relacionado com pessoa de quem seja ou tenha sido advogado, ainda mais quando autorizado ou solicitado pelo constituinte.
(C) É direito do advogado usar da palavra, pela ordem, em qualquer juízo ou tribunal, mediante intervenção sumária, para esclarecer equívoco ou dúvida surgida em relação a fatos, documentos ou afirmações que influam no julgamento, bem como para replicar acusação ou censura que lhe forem feitas.
(D) Poderá o advogado examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos.

SIMULADA 38º 591 INFRAÇÕES(REPOSTAGEM)



Sobre DIREITOS DOS ADVOGADOS, segundo o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (Lei no 8.906/1994), assinale a alternativa incorreta.

a) ter garantida a inviolabilidade de seu escritório ou local de trabalho, bem como de seus instrumentos de trabalho, de sua correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, desde que relativas ao exercício da advocacia;
b) ter o mandado de busca e apreensão, específico e pormenorizado, a ser cumprido na presença de representante da OAB, quando expedido pela autoridade judiciária competente (que poderá decretar a quebra da inviolabilidade do escritório, em decisão motivada) quando presentes indícios de autoria e materialidade da prática de crime por parte de advogado
c) é vedada a utilização dos documentos, das mídias e dos objetos pertencentes a clientes do advogado averiguado, bem como dos demais instrumentos de trabalho que contenham informações sobre clientes caso o mesmo não seja considerado pelas investigações e denúncia como participe ou co-autor.
d) A imunidade profissional não alcança a calúnia e o desacato, tão somente quando constatados em audiência ou sessão em Tribunal.

SIMULADA 261 estrutura(REPOSTAGEM)

Assinalar a alternativa correta:

a) ( ) A Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás tem personalidade jurídica própria, distinta da OAB.
b) ( ) É de dois anos o mandato em qualquer órgão da OAB.
c) ( ) Em caso de extinção ou desativação da Caixa, seu patrimônio será partilhado entre os advogados associados.
d) ( ) Todos os prazos necessários à manifestação de advogados, estagiários e terceiros, nos processos em geral da OAB, são de dez dias, inclusive para a interposição de recursos.


ESFERA - AULA 1 - 30/03/2011 - TURMA DA TARDE

terça-feira, 19 de abril de 2011

VEJA O VÍDEO E FAÇA OS QUESTIONAMENTOS ABAIXO

Não há como errar...

São CINCO!!!!! CINCO!!!!! As exceções... Quem é meu aluno nas turmas presenciais está com os ouvidos doendo até agora porque são CINCO!!!!!!!!!! rss

TRIBUTÁRIO EM VÍDEO COM RONALDO NORO

NOVIDADE CEDIDA PELO CANAL DOS CONCURSOS

Veja os vídeos de dicas do Professor Noro no Youtube. O CANAL DOS CONCURSOS disponibilizou as dicas de segunda fase GRATUITAMENTE. São várias dicas em vídeos pequenos e atraentes, com toda a tecnologia do canal dos concursos.

Clique aqui e veja o vídeo.


Se há um professor que tem se mostrado uma espécie de “vidente” nos últimos exames, em especial durante a segunda fase, este professor é RONALDO NORO.

Quem esteve com ele nos encontros preparatórios para segunda-fase ficou rindo à toa. Se você é aluno do Prof.Ronaldo ou conhece alguém que participou das aulas de DIREITO TRIBUTÁRIO sabe do que estou falando.

E se você pretende atuar na área tributária, adiante-se ao período do Exame.

Recomendo que ainda na graduação aprenda essa complexa disciplina através de um método fácil e rápido de aprendizado, útil para a realização de provas ainda na graduação e para a preparação para o Exame de Ordem.

Começe já!! Esse consagrado ramo do Direito oferece oportunidades excepcionais no mercado de trabalho em inúmeras carreiras jurídicas além da advocacia propriamente dita.

Para maiores informações sobre como aprender DIREITO TRIBUTÁRIO de forma simplificada, entre em contato com o próprio Professor Ronaldo Noro (9628-5360) ou através dos telefones: 2544-0823 / 2215-8535( falar com Tatiana).

EXAME DE ORDEM e os órgãos da OAB

OAB veda órgãos internos de lançar cursos para o Exame de Ordem
Fonte: Espaço Vital


O Conselho Federal da OAB) publicou no último dia 17 de abril Provimento no Diário da Oficial da União, estabelecendo a proibição a qualquer órgão da OAB de promover, patrocinar ou oferecer cursos de preparação para o Exame de Ordem.

Eis a íntegra do Provimento

Estabelece vedação para que qualquer órgão da OAB promova, patrocine ou ofereça cursos de preparação para o Exame de Ordem.

O CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 54, V, da Lei nº 8.906/94, tendo em vista o decidido na Proposição n. 2008.18.03581-01,

RESOLVE:

Art. 1º É vedado a qualquer órgão da OAB promover, patrocinar ou oferecer cursos preparatórios para as provas do Exame de Ordem, bem como ceder espaços para sua realização ou prestar-lhes colaboração.

Art. 2º O advogado que seja proprietário ou sócio de curso preparatório para o Exame de Ordem ou nele lecione fica impedido de exercer cargo ou atribuição na Comissão Nacional de Exame de Ordem - CNEO, bem como nas Comissões de Estágio e Exame de Ordem das Seccionais e, ainda, nas Bancas Examinadoras ou Revisoras do referido Exame.

Art. 3º Compete ao Conselho Federal, à Escola Nacional da Advocacia e às Seccionais fiscalizar o efetivo cumprimento da vedação estabelecida neste Provimento.

Art. 4º Este Provimento entre em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 11 de abril de 2011.

Ophir Cavalcante Junior, Presidente
Walter de Agra Júnior, Conselheiro Federal - Relator

domingo, 17 de abril de 2011

SIMULADA 1/2011 1326 Estrutura da OAB

OABGO- 3.2006
Nos termos do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, é verdadeiro afirmar que:
a) ( ) Os presidentes dos Conselhos Seccionais, nas sessões do Conselho Federal, têm lugar reservado junto à delegação respectiva e direito somente a voz.
b) ( ) Na eleição para a escolha da Diretoria do Conselho Federal, cada membro honorário vitalício da delegação terá direito a 1 (um) voto.
c) ( ) Compete ao Conselho Federal representar, preferencialmente, os advogados brasileiros nos órgãos e eventos internacionais da advocacia.
d) ( ) Compete ao Conselho Seccional eleger as listas, constitucionalmente previstas, para preenchimento dos cargos nos tribunais judiciários, no âmbito de sua competência e na forma do Provimento do Conselho Federal, para inclusão de membros do Conselho e de órgão da OAB.


UniverCidade - sábado - 09/04/2011

SIMULADA 1/2011 1327 Estrutura da OAB

OABGO- 3.2006
A Lei no 8.906, de 4 de julho de 2004, que dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB, prescreve que:

a) ( ) A Subseção pode ser criada pelo Conselho Federal, que fixa sua área territorial e seus limites de competência e autonomia.
b) ( ) A área territorial da Subseção pode abranger um ou mais municípios, ou parte de município, salvo da capital do Estado, contando com mínimo de quinze advogados.
c) ( ) Salvo disposição em contrário, aplicam-se subsidiariamente ao processo disciplinar as regras da legislação processual penal comum, e aos demais processos, as regras gerais do procedimento administrativo comum e da legislação processual civil, nessa ordem.
d) ( ) Todos os prazos necessários à manifestação de advogados, estagiários e terceiros, nos processos em geral da OAB, são de quinze dias, salvo para interposição de recursos, que são de trinta dias.


ESFERA - AULA 1 - 04/04/2011 - TURMA DA NOITE


ESFERA - AULA 1 - 30/03/2011 - TURMA DA TARDE

SIMULADA 1/2011 1328 Estrutura da OAB

OABGO- 3.2006
O Estatuto da Advocacia e da OAB, nas suas Disposições Gerais e Transitórias, prescreve que:

a) ( ) Os Conselhos Federal e Seccionais devem promover trienalmente as respectivas Conferências, em data coincidente com o ano eleitoral, e, periodicamente, reunião do colégio de presidentes a eles vinculados, com finalidade consultiva.
b) ( ) Aos servidores da OAB aplica-se o regime trabalhista. Os servidores que não optarem pelo regime trabalhista serão posicionados no quadro em extinção, assegurado o direito adquirido ao regime legal anterior.
c) ( ) Aos servidores da OAB, sujeitos ao regime da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, é concedido o direito de opção pelo regime trabalhista, sendo assegurado aos não optantes o pagamento de indenização.
d) ( ) O Instituto dos Advogados Brasileiros e as instituições a ele filiadas não têm qualidade para promover perante a OAB o que julgarem do interesse dos advogados em geral ou de qualquer dos seus membros.


UniverCidade - sábado - 09/04/2011

SIMULADA 1/2011 1329 Estrutura da OAB

OABGO- 3.2003
Considerando o conteúdo normativo do Estatuto da Advocacia da OAB, é correto afirmar:

a) ( ) – O advogado que renunciar ao mandato continuará, durante os quinze dias seguintes à notificação da renúncia, a representar o mandante, salvo se for substituído antes do término desse prazo.
b) ( ) – O pagamento da contribuição anual à OAB não isenta os inscritos nos seus quadros do pagamento obrigatório da contribuição social.
c) ( ) – A OAB, por constituir serviço público, goza de imunidade tributária total em relação a seus bens, rendas e serviços.
d) ( ) – O mandato em qualquer órgão da OAB é de quatro anos, iniciando-se em primeiro de Janeiro do ano seguinte ao da eleição, salvo o Conselho Federal que seus mandatos iniciam em primeiro de Fevereiro do ano seguinte ao da eleição.

FRAGA - TURMA DA TARDE - AULA 1 em 07/04/2011

SIMULADA 1/2011 1330 TIPOS DE ADVOCACIA RS

OABRS MAR 2007
Em relação ao advogado empregado, assinale a assertiva correta.
(A) Subordina-se tecnicamente a seus empregadores, sejam eles profissionais habilitados para a advocacia ou não, dado que a relação é empregatícia.
(B) Não está obrigado à prestação de serviços profissionais de interesse pessoal dos empregadores fora da relação de emprego.
(C) Em nenhuma hipótese, sua jornada de trabalho poderá exceder a duração diária de 4 horas contínuas e a de 20 horas semanais.
(D) As horas trabalhadas que excederem a jornada normal serão remuneradas por um adicional não
inferior a 50% sobre o valor da hora normal, mesmo havendo contrato escrito.


ESFERA - AULA 1 - 04/04/2011 - TURMA DA NOITE

DA 1/2011 1331 TIPOS DE ADVOCACIA RS

SIMULAOABRS MAR 2006
Assinale a assertiva incorreta.

(A) A relação de emprego, na qualidade de advogado, retira a isenção técnica, mas não reduz sua independência profissional, tendo em vista a relação de subordinação que decorre daquela relação de emprego.
(B) É obrigatória a indicação do nome e do número de inscrição em todos os documentos assinados pelo advogado no exercício de sua atividade.
(C) Não há relação de hierarquia nem de subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público.
(D) O direito do advogado à vista dos processos judiciais ou administrativos de qualquer natureza, em cartório ou na repartição competente, não se aplica às hipóteses de segredo de justiça.


ESFERA - AULA 1 - 30/03/2011 - TURMA DA TARDE

SIMULADA 1/2011 1333 atividade RS

OABRS AGO 2006
Assinale a assertiva correta segundo o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (Lei no 8.906/1994).

(A) É atividade privativa do advogado a impetração de habeas corpus.
(B) Não há impedimento legal para a divulgação da advocacia em conjunto com outra atividade paralela.
(C) Ao advogado é assegurado o direito de exercício de sua profissão em todo o território nacional.
(D) A atividade de consultoria jurídica não é privativa do advogado, mas só pode ser exercida por quem é bacharel em Direito.


UniverCidade - sábado - 09/04/2011

SIMULADA 1/2011 1334 POS. PRIVATIVA RS

OABRS AGO 2006

Considere os atos listados abaixo.

I - Retirar e devolver autos em cartório, assinando a respectiva carga.
II - Assinar petições de juntada de documentos a processos judiciais ou administrativos.
III - Postular nos juizados especiais.

Quais deles podem ser praticados isoladamente por estagiário inscrito na OAB, sob a responsabilidade de um advogado?

(A) Apenas III
(B) Apenas I e II
(C) Apenas I e III
(D) Apenas II e III


ESFERA - AULA 1 - 04/04/2011 - TURMA DA NOITE

SIMULADA 1/2011 1336 atividade RS

OABRS AGO 2007
Um advogado, suspenso pelo Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, durante o período em que sua suspensão foi determinada, contesta ação movida contra si, advogando, portanto, em causa própria. Diante deste quadro, assinale a assertiva correta.

(A) A contestação é nula, já que o advogado restara suspenso, mas outro advogado poderá renovar o
ato processual anulado, bastando que seja constituído para tanto.
(B) A contestação é nula, pois o advogado não pode postular em causa própria.
(C) A contestação é nula, uma vez que o advogado restara suspenso.
(D) O juiz deverá intimar o advogado suspenso a constituir novo procurador, sob pena de nulidade do ato praticado.

ESFERA - AULA 1 - 04/04/2011 - TURMA DA NOITE


ESFERA - AULA 1 - 30/03/2011 - TURMA DA TARDE

domingo, 10 de abril de 2011

REGISTROS DA UNIVERCIDADE

Foi tão bacana o encontro com o pessoal da UniverCidade nesse sábado que não podia deixar de postar, o mais rápido possível, alguns dos registros que fizemos ao término do dia. Muito embora cansados (ficamos de 09:00 às 17:00...) ainda mostravam-se bem humorados e atentos.

Um grande abraço a todos na pessoa daqueles que ainda recordo-me os nomes, tais como:

Isabelle, Acácia e Natália
Rafael, Walter e Rodolfo
Chico e Gil
Lê e Maria (minhas assistentes para projeção!)...


Grande também abraço para os futuros gabaritadores de Deonto:

Luzimar
Helio
Luiz
Alessandra
Nadia
Adriana
Celso
Nayara
Liliane
Daniela
Isabele
Dayene
Acácia
Natália


Já encaminhei o anexo do Livro para os amigos-alunos que estavam naquele sábado bacana; porém a msg. com o complemento de DANIELA (danenanda@...) voltou... Se alguém puder, ao encontrá-la, avise-a para encaminhar outro endereço eletrônico, por favor.


Obs.: aguardem novas fotos com as simuladas


UNIVERCIDADE - SÁBADO - 09/04/2011 UNIVERCIDADE - SÁBADO - 09/04/2011 UNIVERCIDADE - SÁBADO - 09/04/2011 UNIVERCIDADE - SÁBADO - 09/04/2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Visite para aulas telepresenciais



ATENÇÃO BLOGUEIROS

O Blog sofrerá algumas reformulações e por isso ainda não foram postadas as fotos das turmas do CURSO ESFERA e do CURSO FRAGA obtidas na última semana.

Acredito que na próxima semana já estaremos postando novas questões simuladas com as fotos de meus amigos-alunos.

Enquanto isso faça as simuladas disponíveis na barra lateral.

Abraços a todos




PS.: APROVEITEM A OBTENÇÃO DO MATERIAL COMPLEMENTAR DO LIVRO DO PROFESSOR MORGADO SEM PRECISAR COMPRAR O LIVRO. Prazo de solicitação e condições na primeira postagem da barra lateral.

DIREITO TRIBUTÁRIO

Clique aqui e veja o primeiro dos vídeos com dicas do Professor Ronaldo Noro.

Se está pensando em fazer a segunda faseem DIREITO TRIBUTÁRIO é indispensável ver os vídeos e entender como são apresentadas as questões e as peças nesta etapa final de sua aprovação.

FRAGA - turma da tarde

FRAGA - TURMA DA TARDE - AULA 1 em 07/04/2011 /04/2011

triplo filtro

Use este triplo filtro cada vez que ouvir comentários sobre alguns de seus amigos próximos e queridos.

_ Sabe o que escutei sobre teu amigo ?

- Antes que me diga qualquer coisa, quero que passes por um pequeno exame. Eu o chamo de exame do triplo filtro.
- Triplo filtro ? , perguntou o outro .
- Espera um minuto, replicou Sócrates.

Correto, continuou Sócrates.
Antes de que me fale sobre meu amigo, pode ser uma boa idéia filtrar três vezes o que vai dizer.

É por isso que o chamo de “Exame do triplo filtro”
O primeiro filtro é a VERDADE.
Está absolutamente seguro de que o que vai me dizer é certo ?
_ Não, disse o homem, realmente só escutei sobre isso e ...
_ Bem, disse Sócrates, então você realmente não sabe se é certo ou não.

Agora me permita aplicar o segundo filtro, o filtro da BONDADE.
É algo bom o que vai me dizer de meu amigo ?
_ Não, pelo contrário …
_ Então, deseja me dizer algo ruim dele, porém não está seguro de que seja certo.

Mesmo que agora eu quizesse escutá-lo, ainda não poderia, pois falta um filtro, o filtro da UTILIDADE.

Me servirá de algo, saber o que você vai me dizer do meu amigo ?
_ Não, na verdade não.

Bem, concluiu Sócrates.
Se o que desejas me dizer não é certo, nem bom e tão-pouco me será útil,
... porque eu iria querer saber ?

Aulas telepresenciais? Visite onde estamos.




"Verdadeiro achincalhe com a pessoa do advogado"

ESPAÇO VITAL em http://www.espacovital.com.br/noticia_ler.php?id=22944 (07.04.11)

Caberá ao R$ TRF da 5ª Região, com sede em Recife (PE), decidir sobre a manutenção, ou alteração, de um dispositivo sentencial que concedeu honorários sucumbenciais de R$ 10,00 ao advogado cearense Paschoal de Castro Alves. Numa ação civil pública que tramitou durante mais de quatro anos - e cujo resultado foi a improcedência dos pedidos formulados pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários no Estado do Ceará - a honorária sucumbencial foi fixada na irrisória quantia. O valor será pago à Advocacia Geral da União e também ao mencionado advogado. A sentença assinada pelo juiz federal Ricardo Cunha Porto, da 8ª Vara Federal de Fortaleza (CE), não estabelece se a verba mencionada será dividida por dois (isto é, R$ 5,00 para cada parte ré); ou se o pagamento será dobrado, totalizando R$ 20,00. Na peça recursal o profissional da Advocacia deplora "ver o verdadeiro achincalho com a pessoa do advogado, ao se fixar honorários de R$ 10,00 num processo em que o valor da causa é de R$ 100.000,00".


Os autos estão com vista ap sindicato apelado para que,querendo, apresente contrarrazões ao recurso. A Cabec - Caixa de Previdência Privada do Banco do Estado do Ceará - é uma entidade fechada de previdência privada complementar e foi ré, juntamente com a União, em ação civil pública - julgada improcedente - promovida pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários no Estado do Ceará.


A ação tratava da pretendida suspensão de portaria da Secretaria de Previdência Complementar que determinou a intervenção na Cabec. O valor da causa foi R$ 100 mil. A honorária sucumbencial ficou, assim, em 0,01% do valor da causa. Ao estabelecer a sucumbência em R$ 10,00 o juiz federal cearense equivocadamente estabeleceu os honorários advocatícios em favor do INSS, que não era parte na ação. Houve a interposição de embargos de declaração pela Cabec.


Ao decidir o recurso, o juiz Ricardo Cunha Porto, dispõe ter ocorrido erro material na sentença. Retificando, ele faz constar que "os honorários advocatícios deverão ser pagos em favor da União Federal e da Cabec, e não do INSS". Entretanto, quanto à segunda parte dos embargos de declaração - relativa à fixação do valor da condenação (R$ 10,00) em honorários - o magistrado afirma que "não vislumbro, qualquer obscuridade, contradição, omissão que autorize o manejo de embargos de declaração". O magistrado dispôs que "se a Cabec discorda dos valores arbitrados a título de verba honorária, não é este o meio adequado para manifestar a sua irresignação contra a decisão monocrática". Apontou, então, para "o competente recurso de apelação".


Quem defende a União Federal - outra parte também vitoriosa na ação - é o procurador José de Arimatea Neto. O sistema de informações processuais da Justiça Federal não registra recurso de apelação da União. (Proc. nº 2006.81.00.015440-2).